terça-feira, 3 de março de 2015

[Resenha] Travessia - Ally Condie

Autora: Ally Condie
Editora: Suma de Letras
Páginas: 280
Classificação: 3/5 estrelas
Título Original: Crossed

Em busca de um futuro que pode não existir e tendo que decidir com quem compartilhá-lo, a jornada de Cassia às Províncias Exteriores em busca de Ky – levado pela Sociedade para uma morte certa –, mas descobre que ele escapou, deixando uma série de pistas pelo caminho.

A busca de Cassia a leva a questionar o que é mais importante para ela, mesmo quando vislumbra um diferente tipo de vida além das fronteiras. Mas, à medida que Cassia tem certeza sobre o seu futuro com Ky, um convite para uma rebelião, uma inesperada traição e uma visita surpresa de Xander – que pode ter a chave para revolta e, ainda, para o coração de Cassia – mudam o jogo mais uma vez. Nada é como o esperado em relação à Sociedade, onde ilusão e traição fazem um caminho ainda mais confuso.

Nota: Essa resenha foi escrita em novembro de 2014.

Resenha:

Fora da sociedade, as regras são diferentes.

Assim que terminei Destino, comecei logo a leitura de Travessia, pois não tinha uma opinião formada completamente sobre a distopia e esse segundo livro poderia me mostrar se eu gosto ou não da história. A trilogia tem seus pontos positivos e mesmo gostando do primeiro livro, sentia que algo estava faltando e isso poderia estar nessa continuação. Infelizmente, não fo bem isso que aconteceu...

Um ponto positivo do livro é que a narração é alternada entre Cassia e Ky. Em Destino, não gostei da Cassia, mas simpatizei muito com o Ky, então ter metade do livro narrado por ele foi muito bom. Não é a toa que os melhores momentos do livro são contados por ele. Mas Cassia merece parabéns pois ela melhorou e muito. O triângulo Ky-Cassia-Xander foi praticamente abolido aqui, já que enfim ela colocou na cabeça que ama Ky e não tem espaço para ficar dividida entre ele e o segundo - por mais que no começo do livro isso ainda aconteça, com o passar dos capítulos é esquecido -, além de estar mais madura e decidida. Os personagens secundários também são bons, mas não são inesquecíveis, exceto por Indie, que mostra saber algumas coisas obscuras e importantes.

Mas a história não consegue ser melhor do que Destino - que já não foi muito boa. Ela não me prendeu muito e em alguns momentos, era apenas mais do mesmo (parece que o capítulo de Ky e Cassia eram o mesmo, mas visto por pontos diferentes, entendem?). O reencontro dos dois foi muito demorado e se algumas coisas não tivessem acontecidos, não mudaria a história. Mas eu gosto bastante do casal que Ky e Cassia formam, e os pensamentos de um pelo outro foram bem escritos pela Ally. É impossível não torcer por eles - se você os shippa, claro.

O final, como sempre, deixa o leitor curioso para o capítulo final da trilogia e eu irei lê-lo porque é o último mesmo, e quero terminar a história. Mas será em um futuro distante... Espero que Conquista realmente me conquiste e faça o resultado final da série ser positivo. E por fim, eu amo essas capas, elas me chamam muito mais que a história. Essa com a Cassia começando a se rebelar é muito linda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário