quinta-feira, 12 de março de 2015

[Resenha] O Jogo da Mentira - Sara Shepard

Autora: Sara Shepard
Editora: Rocco
Páginas: 296
Classificação: 4.5/5 estrelas
Título Original: The Lying Game

O Jogo da Mentira acompanha a história de duas gêmeas separadas ao nascer e unidas por um misterioso assassino. Emma Paxton cresceu em orfanatos e casas de famílias adotivas temporárias. Sutton Mercer acabou sendo adotada por uma família rica e tinha tudo o que Emma sonhava: uma família amorosa, amigos que a idolatravam e um namorado apaixonado.

Sutton, no entanto, é morta pouco antes das irmãs se encontrarem e resta a Emma assumir seu lugar e descobrir quem cometeu o crime. Porém, acaba descobrindo que, apesar de popular, Sutton cultivou muitos inimigos e todos à sua volta são suspeitos. E a própria Emma pode ser a próxima vítima.

Resenha:

E se você tivesse uma irmã gêmea e ela desaparecesse justo no dia em que vocês se encontrariam? Até onde você iria para saber o que aconteceu com ela?

Eu adorava a série de TV The Lying Game, porém quando ela foi cancelada após duas temporadas pela ABC Family, minha vontade de ler os livros aumentaram ainda mais e finalmente peguei o primeiro volume, O Jogo da Mentira. E apesar das diferenças entre as duas mídias, adorei o livro tanto quanto a série.

A principal diferença afeta Sutton: aqui ela está morta; então o plot principal já é bem diferente do da série, aonde as duas irmãs procuravam a mãe biológica e isso que causava as ameaças que recebiam. A morte de Sutton não é um spoiler, afinal está na sinopse e já é revelada na primeira página, mas a presença da personagem por meio de um espectro na história foi uma ótima sacada de Sara Shepard. Sutton está tão perdida quanto o leitor e Emma, pois não lembra de nada, então tudo sobre seu assassinato é uma surpresa até para ela.

A narração alternada entre Emma e Sutton é bem interessante e desde o início você consegue diferenciá-las - a de Emma é em terceira e a de Sutton, em primeira. As irmãs são muito bem construídas e as personalidades de ambas no seriado foi bem fiel, por isso rapidamente me conectei com elas aqui. Os demais personagens também têm seus momentos, principalmente Ethan. Ele possui uma grande diferença também em comparação ao seriado, mas sua presença ainda assim é importante.

Quanto aos demais, são todos suspeitos, sem exceção. Sara concede motivos para o possível crime para todos, por isso é até difícil confiar e se apegar neles - no seriado, gostávamos das amigas de Sutton logo de cara pois, apesar de serem ricas e mimadas como ela, todas eram boas pessoas, enquanto aqui são uma mais perversa que a outra, em especial Charlotte. Desconfio de um personagem, mas esse primeiro volume é indecifrável e consegue nos confundir do início ao fim - quem gosta de mistérios que não são muito "na cara" deverá adorar.

Se você gostou/gosta de Pretty Little Liars, thrillers ou de qualquer outro livro da Sara, recomendo muito a saga. O plot principal é muito bem trabalhado e unido a escrita ágil da autora, as páginas passam rapidamente. São seis livros, mas todos com, no máximo, 340 páginas, então são leituras rapidíssimas. Não vejo a hora de ler as continuações! E lembrem-se: nada de reproduzir os Jogos da Mentira em casa. Sara deu esse recado nos agradecimentos e eu achei muito engraçado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário