quarta-feira, 4 de março de 2015

[Resenha] Se Eu Ficar - Gayle Forman

Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224
Classificação: 3.5/5 estrelas
Título Original: If I Stay

Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.

Resenha:

Ás vezes, você faz escolha na vida. Às vezes, as escolhas fazem você.

Depois de ver o trailer do filme e várias resenhas positivas sobre Se Eu Ficar, eu decidi ler o livro. Como não consegui ver o filme nos cinemas - a estreia na minha cidade foi limitada e muito rápida -, li o livro antes da adaptação cinematográfica. E devo dizer que não gostei tanto assim do livro, e o filme se saiu muito melhor.

Acho que o que causou isso foi que não me identifiquei com Mia no livro. Mesmo sentindo pena por tudo o que estava acontecendo com ela, não consegui essa conexão - exceto no momento que ela "desaba" ao ver sua família acabando e quando "conversa" com si mesma. Os personagens que realmente me prenderam foram Kim e Adam. O sofrimento de ambos e o apoio que eles deram um ao outro foi muito tocante. Porém, no filme consegui sentir traços da Mia que se parecem comigo e gostei (e me emocionei) tanto dela quanto de Adam e Kim - o que é estranho, afinal a Mia do filme e do livro são a mesma, o adaptação foi bastante fiel.

Vi algumas pessoas reclamando que o livro foi curto pois a história é complexa e concordo que ficou uma coisa meio superficial, mas apesar disso, acho que a Gayle Forman conseguiu criar uma história bonita e interessante com poucas páginas. Até porque a história ali não era o estado de Mia, mas sim a sua relação com as pessoas importantes que estavam ali - principalmente a com os avós, que renderam cenas lindas - e isso foi bem trabalhado. Gostei bastante da família de Mia, não ficou uma coisa de família feliz forçada. Eles realmente eram felizes do jeito deles e isso ficou explícito.

Também gostei muito da cena do acidente. Achei muito bem escrita e detalhada, e foi a única coisa que não gostei no filme pois não foi tão fiel - e nem poderia, pois se fosse que nem no livro, a classificação seria mais alta e como todos sabem, quanto mais alta, menos arrecadação. E apesar de não me prender muito com a história, indico o livro e pretendo lê-lo em outra época para ver se algo muda ou continuo com a mesma opinião.

Por fim, a Novo Conceito merece palmas pela edição que fez. Achei a capa muito mais bonita que a original (se vocês prestarem bastante atenção, os quadrados com cenas do acidente formam um ponto de interrogação) e as notas musicais nas páginas combinaram perfeitamente com a história - que tem muita referência musical, enquanto o filme foi mais enxuto e isso ajudou mais no drama. O único defeito foram alguns erros e repetições na tradução - não que isso atrapalhe a leitura mas é perceptível -, porém não tira os méritos da editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário