terça-feira, 3 de março de 2015

[Resenha] Silêncio - Becca Fitzpatrick

Autora: Becca Fitzpatrick
Editora: Intrínseca
Páginas: 301
Classificação: 4/5 estrelas
Título Original: Silence

Nora não consegue se lembrar dos últimos cinco meses. Depois do choque inicial de acordar em um cemitério e descobrir que ficou desaparecida por semanas, ela precisa retomar sua rotina, voltar à escola, reencontrar a melhor amiga, Vee, e ainda aprender a conviver com o novo namorado da mãe.

Em meio a tudo isso, Nora é assombrada por constantes pensamentos com a cor preta, que surge em sua mente nos momentos mais improváveis e parece conversar com ela. Alucinações, visões de anjos, criaturas sobrenaturais. Aparentemente, nada disso tem a ver com sua antiga vida.

A sensação é de que parte dela se perdeu. É então que o caminho de Nora cruza o de um sexy desconhecido, a quem ela se sente estranhamente ligada. Ele parece saber todas as respostas… e também o caminho até o coração de Nora. Cada minuto a seu lado confirma isso, até que Nora se dá conta de que pode estar apaixonada. De novo.

Nota: Essa resenha foi escrita em agosto de 2014 e pode conter spoilers dos dois primeiros livros.

Resenha:

Uma vida sem lembranças.

Se tem uma coisa que eu gosto em Hush, Hush é que a Becca não se perdeu em sua própria história. Mesmo que eu tenha gostado de Paixão, da saga Fallen, senti que o livro foi um pouco de enrolação para que a saga conseguisse ter quatro livros. Já com Hush, Hush é totalmente diferente: estamos no terceiro livro e em nenhum momento, a história cansa ou é enrolada. Muito pelo contrário.

Silêncio é ágil do início ao fim. Somos bombardeados com inúmeras perseguições e correrias dos personagens, além das famosas reviravoltas, algo carimbado na série. Na minha opinião, nenhuma vai superar a bomba do final de Crescendo mas, sem dúvidas, Silêncio também ganha seus pontos nesse quesito.

O fato de Nora ter perdido a memória foi bastante instigante, afinal, o leitor fica como a personagem - já que nada dos cinco meses que ela passou desaparecida é revelado. Aos poucos é que vamos obtendo essas informações, de acordo com que Nora vai descobrindo. E falando nela, Nora continua humana e com a personalidade que eu admiro nela. Humana no sentido de que ela é gente com a gente. Por exemplo, em várias passagens do livro, Nora deixa claro que odeia Marcie. Quem não odeia uma pessoa que seja e quer que ela se ferre que atire a primeira pedra, não é?

Devo assumir que esse livro também me agradou pela interação entre ela e Scott, eles tiveram grandes momentos juntos nesse volume, assim como em Crescendo. Acho que não é novidade para ninguém que eu não morro de amores por Nora e Patch, os acho um casal muito sem graça e odeio o Patch. Para mim, com Scott, Nora é muito mais viva, mais alegre, etc. Eu sei que o final de Nora vai ser com Patch, mas eu tenho direito de ter minha ilusão.

Enfim, Silêncio é muito bom, mas Crescendo ainda continua como o melhor da saga para mim. A narrativa de Becca continua fluída, rápida, humana (ela só não solta um palavrão explícito porque é proibido, mas os deixa implícito). Mas a jornada está chegando ao fim, só falta Finale para fecharmos mais essa saga de Anjos Caídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário