terça-feira, 30 de julho de 2019

[Resenha] Círculo Secreto - A Caçada | L.J. Smith / Aubrey Clark

Autora: L. J. Smith (escrito por Aubrey Clark)
Editora: Galera Record
Páginas: 240
Classificação: 5/5 estrelas
Título Original: Secret Circle - The Hunt

Para Cassie e seu círculo de bruxas, é difícil imaginar a vida em New Salem ficando pior. Um grupo de caçadores de bruxas poderosas tem como alvo o grupo, determinado a destruí-los um por um. E a meia-irmã de Cassie, Scarlett, não vai descansar até que ela tenha uma mancha no Círculo, mesmo se ela tiver que matar Cassie para obtê-la.

A única esperança do Círculo contra seus inimigos é o livro das Sombras do pai de Cassie, um guia antigo para o mundo da magia negra. Mas Cassie logo descobre que abrir o livro tem consequências graves. Cassie está atraída pelo feitiço sinistro do livro, e ele começa a controlar suas emoções e impulsos, revelando sua relação com Adam como ele assume a sua vida.

Cassie luta contra a escuridão dentro dela, como as ameaças contra o Círculo de crescer. Mas uma vez que o mal é deixado entrar, ela nunca pode escapar.


PS: Esse é o quinto livro da série, portanto a resenha pode conter spoilers dos anteriores.

Resenha:

O que fazer quando se está tomado pelas trevas?

Ao terminar A Ruptura, o quarto volume de Círculo Secreto, e ver que Aubrey Clark - que assumiu a escrita da série após uma briga entre L.J. Smith e a editora - se manteve fiel ao que L.J. havia criado na trilogia inicial, fiquei muito animado para essa continuação.

Para quem assistiu e gostava da série de TV, essa segunda parte é ainda melhor. Não sei se foi intencional e se ela chegou a vê-lo, mas diversas histórias e sequências que Aubrey criou lembram do clima do seriado. E apesar de ser um livro curto - o que pode tornar qualquer informação um possível spoiler -, A Caçada é frenético e cheio de reviravoltas; duas sequer desconfiei e me surpreenderam positivamente, mostrando que o perigo que ronda o Círculo mais do que nunca.

quarta-feira, 24 de julho de 2019

[Resenha] O Cemitério - Stephen King

Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Páginas: 424
Classificação: 4/5 estrelas
Título Original: Pet Sematary

Louis Creed, um jovem médico de Chicago, acredita que encontrou seu lugar naquela pequena cidade do Maine. A boa casa, o trabalho na universidade, a felicidade da esposa e dos filhos lhe trazem a certeza de que fez a melhor escolha.

Num dos primeiros passeios familiares para explorar a região, conhecem um "simitério" no bosque próximo a sua casa. Ali, gerações e gerações de crianças enterraram seus animais de estimação.

Para além dos pequenos túmulos, onde letras infantis registram seu primeiro contato com a morte, há, no entanto, um outro cemitério. Uma terra maligna que atrai pessoas com promessas sedutoras e onde forças estranhas são capazes de tornar real o que sempre pareceu impossível.

Resenha:

Às vezes estar morto é melhor.

Mesmo gostando de vários filmes e séries baseados nas obras de Stephen King, nunca havia lido alguma, de fato, além do conto do conto O Nevoeiro. Sempre tive interesse, claro, mas o valor de seus livros aqui é algo complicado. Porém, com a chegada da nova versão de O Cemitério nos cinemas, resolvi parar de postergar tais leituras e peguei o livro.

E como a primeira experiência, o livro consegue honrar as expectativas, entretanto não foi totalmente perfeito. Apesar de nos envolver em uma história densa e misteriosa, a narrativa de Stephen tem problemas, em especial no detalhamento. São amontoados de pensamentos de alguns personagens e que no fim, não levam a lugar nenhum, principalmente Jud. Se analisarmos friamente, apenas algumas poucas histórias suas realmente são necessários para a história, o que torna a leitura cansativa na primeira parte.

segunda-feira, 22 de julho de 2019

[Resenha] We Can Be Mended - Veronica Roth

Autora: Veronica Roth
Editora: Katherine Tegen Books
Páginas: 29
Classificação: 3/5 estrelas
Título Original: We Can Be Mended

Enquanto Tobias se esforça para entender e superar seus medos, o mundo que ele conheceu mudou para além do reconhecimento. Moradores da periferia, ex-facção, desertores da agência e imigrantes agora coexistem nas ruas reconstruídas de Chicago.

É um mundo novo e melhor, onde ele não sabe como pertencer. Como todo mundo parece seguir em frente, Tobias ainda é assombrado por aqueles que não puderam. Mas novas conexões de velhos amigos o ajudam a começar a curar - e consertar.

Nota: A resenha contém spoilers dos livros anteriores e do próprio conto.

Resenha:

Nós podemos ser consertados.

Divergente é uma trilogia que gosto muito. Apesar de achar Insurgente uma falha, gosto bastante do primeiro livro e de Convergente - que 98% dos leitores odeiam - e Tris e Tobias são dois dos personagens que mais já me identifiquei e torci. Por isso, quando Veronica Roth anunciou este conto como bônus para o lançamento de Crave a Marca, logo fiquei curioso, mas na época o conto era quase impossível de achar.

Minha reação à morte de Tris ainda é bem complexa até hoje; odeio pois queria Four e ela felizes, mas também gosto, pois guerras são assim, nem sempre todos terão finais felizes. Foi uma decisão corajosa por parte da autora, principalmente porque não achei uma morte gratuita, como a de certa personagem em A Cura Mortal, por exemplo. Então, é claro que queria ver como Four estava cinco anos após o final do terceiro livro.

sábado, 20 de julho de 2019

[Resenha] Horizonte - Alyson Noël

Autora: Alyson Noël
Editora: Leya
Páginas: 308
Classificação: 4/5 estrelas
Título Original: Horizon

O destino os uniu – e os separou. Em Horizonte, último volume da série Soul Seekers, Daire e Dace se preparam para enfrentar os Richter de uma vez por todas mas, para isso, precisam descobrir o que o futuro reserva para eles. São realmente predestinados a ficarem juntos? Ou outro destino muito mais sombrio os aguarda?

Nesta empreitada, Daire não pode mais contar com a preciosa orientação de sua avó, Paloma. Mas ela e Dace terão a ajuda de seus amigos, Xotichl, Auden, Lita e Axel, e dos anciãos Pé Esquerdo, Cree, Chay e Chepi. A energia da juventude e a sabedoria dos anciãos serão as melhores armas que eles terão na luta para tentar salvar os três mundos da destruição do Coiote.

Resenha:

O que você sacrificaria por amor? 

Alyson Noël é uma autora que consegue me envolver em suas histórias, por isso é uma das minhas favoritas. Exceto Riley Bloom, gostei de todas suas outras séries até o momento - Os ImortaisBelos Ídolos e The Soul Seekers, que acabei de finalizar e tive uma história engraçada. Não havia gostado muito do primeiro livro, mas resolvi dar uma segunda chance depois de anos e o reli, conseguindo uma melhor experiência desta vez e continuando a série.

Por isso, digo que Soul Seekers é uma série que cresce com o passar dos livros. A mitologia parece um pouco confusa inicialmente, mas tudo vai se encaixando e nos envolvendo com o passar da leitura. E com Horizonte, a conclusão de tudo, não foi diferente. Esse quarto livro foi bem interessante, principalmente por nos dar mais da ligação entre Dace e Cade, o plot mais interessante da saga. Foi interessante a certa inversão de papéis entre os irmãos, em especial com Dace e o "despertar" de seu lado negro.

sexta-feira, 12 de julho de 2019

[Resenha] Métrica - Colleen Hoover

Autora: Colleen Hoover
Editora: Galera Record
Páginas: 304
Classificação: 4/5 estrelas
Título Original: Slammed

Após a morte do pai, a ausência torna-se a maior companheira de Lake. A responsabilidade pela mãe e pelo irmão a congelam em um limbo de luto e dor. Por fora, ela parece corajosa e tenaz; por dentro, está perdendo as esperanças. E se mudar do único lar que conheceu não ajuda em nada.

Agora em uma nova casa, em uma nova cidade, ela precisa achar seu caminho. E um rapaz apaixonado por poesia pode ser o guia perfeito. Quando conhece o novo vizinho, Layken imediatamente sente uma intensa conexão. Algo que finalmente parece desanuviar um pouco sua realidade.

Mas o caminho da verdadeira felicidade não é feito de tijolos dourados, e logo uma revelação atordoante faz o novo relacionamento ser bruscamente interrompido. O dia a dia vai se tornando cada vez mais doloroso à medida que eles se esforçam para encontrar um equilíbrio entre os sentimentos que os aproximam e as forças que os separam.

Resenha:

Poesia, amor e tragédia.

Um Caso Perdido e O Lado Feio do Amor foram ótimos livros, por isso queria muito ler outros de Colleen Hoover, como Métrica; então quando o vi em um sebo, não pensei duas vezes antes de trazê-lo para casa.

Gostei bastante de Lake e Will. Apesar de Lake ter uns momentos irritantes, é uma boa personagem em um geral e é fácil torcer por Will e ela - principalmente depois de descobrir mais sobre o passado dele. Para quem já leu outros livros de CoHo, é perceptível que esse é o seu primeiro, até porque a trama é bem "clichê" - apesar de guardar aquela reviravolta de sempre -, mas ainda assim consegue nos envolver e levar até o fim para ver o que acontecerá com os dois.

quarta-feira, 10 de julho de 2019

[Resenha] Depois Que Você Me Deixou - Samantha Young

Autora: Samantha Young
Editora: Astral Cultural
Páginas: 336
Classificação: 3.5/5 estrelas
Título Original: Into the Deep

Três anos se passaram desde o último encontro de Charley e Jake. A garota tem a sensação de que, finalmente, superou seu antigo amor e está pronta para sair dos Estados Unidos e seguir o sonho de estudar em Edimburgo, na Escócia. Porém, o destino reserva uma surpresa que não estava em seus planos: Jake. 

O jovem está disposto a se reaproximar e, quem sabe, reatar a amizade. Mas Charley precisa aprender a lidar com o fato de que, agora, Jake tem uma namorada. A garota parece estar em um beco sem saída com a ideia de ter Jake de volta em sua vida.

Afinal, ela ainda não consegue resistir ao charme do ex, muito menos ignorar os sentimentos do passado que voltaram com toda a força. Mas uma coisa é certa: ela precisa ser forte e não permitir que Jake a magoe novamente..

Resenha:

Vale a pena escutar apenas o coração e reconsiderar os erros do passado?

Apesar de achar New Adults quase sempre uma fórmula já repetida, Depois Que Você Me Deixou me chamou a atenção nos lançamentos da Astral Cultural; o que me fez solicitá-lo. Não conhecia nada da autora, mas já havia visto resenhas positivas sobre suas obras e essa foi uma boa introdução, apesar de alguns problemas.

O livro divide-se entre duas narrativas, a de 2012 e 2008, que é a melhor. Todos os capítulos nesse ano são interessantes, pois ao mesmo tempo que estamos curiosos para saber o que causou o rompimento de Jake e Charley, o início do namoro é cativante. E Samantha Young fez um ótimo trabalho, pois além de nos envolver, ainda inseriu um motivo surpreendente - pensei na possibilidade e de fato, aconteceu, mas não com quem eu imaginava.


sábado, 6 de julho de 2019

[Resenha] Nothing More - Anna Todd

Autora: Anna Todd
Editora: Astral Cultural
Páginas: 304
Classificação: 4/5 estrelas
Título Original: Nothing More

Tessa, Dakota e, principalmente Landon, estão prontos para viver novas descobertas, agora em Nova York. Nesse spin-off, o melhor amigo de Tessa, viverá um triângulo amoroso quase viciante, em meio a todas as experiências e oportunidades que só uma cidade tão grandiosa e barulhenta poderia lhe proporcionar.

Os arranha-céus de Nova York e o ritmo frenético da cidade são bem diferentes do lugar onde Landon Gibson foi criado, e essa transição está sendo desafiadora. Mas até que ele está se virando, arrumou um emprego para pagar (algumas) contas, está gostando da faculdade e, de vez em quando, encontra sua ex, Dakota. Sabe como é, aquela por quem ele largou tudo e foi estudar na Universidade de Nova York… para no fim levar um pé na bunda.

Por sorte, sua melhor amiga, Tessa, apareceu para dividir com ele seu (minúsculo) apartamento no Brooklyn. E, apesar dos altos e baixos que enfrenta com o ex, ela é uma boa ouvinte e conselheira, especialmente quando ele se vê envolvido em uma espécie de triângulo amoroso quase viciante, como todas as garotas bonitas. Para um jovem, encontrar um caminho na vida não é fácil. Landon sempre foi uma pessoa otimista, mas numa cidade tão barulhenta e complicada, e tão longe de casa, só dá para seguir em frente com uma bela ajudinha dos amigos e com um bom par de fones de ouvidos.

Resenha:

"Fui bonzinho a vida inteira, e me sinto mais confortável nesse papel do que em qualquer outro."

After foi uma leitura bem cansativa e irritante, mas a escrita de Anna Todd é inegavelmente viciante; por isso resolvi dar uma segunda chance à autora e li Stars, que foi uma ótima experiência. Mas enquanto a continuação da trilogia não é lançada, resolvi ler Nothing More, um spin-off da primeira série e que segue o único personagem que gostei de lá, Landon.

Já sabia que iria gostar de Landon, mas foi uma surpresa me identificar tanto com ele. Em diversos momentos, me peguei pensando e sabendo que agiria como ele na situação, principalmente há alguns anos atrás. Por isso, várias vezes tive a vontade de sacudi-lo para ele parar de ser tão bobo em certos assuntos, principalmente com Dakota. Seus excessos de pensamento e lembranças do passado também irritam um pouco, mas alguns são necessários para entendermos melhor suas atitudes e jeito de ser.