segunda-feira, 22 de julho de 2019

[Resenha] We Can Be Mended - Veronica Roth

Autora: Veronica Roth
Editora: Katherine Tegen Books
Páginas: 29
Classificação: 3/5 estrelas
Título Original: We Can Be Mended

Enquanto Tobias se esforça para entender e superar seus medos, o mundo que ele conheceu mudou para além do reconhecimento. Moradores da periferia, ex-facção, desertores da agência e imigrantes agora coexistem nas ruas reconstruídas de Chicago.

É um mundo novo e melhor, onde ele não sabe como pertencer. Como todo mundo parece seguir em frente, Tobias ainda é assombrado por aqueles que não puderam. Mas novas conexões de velhos amigos o ajudam a começar a curar - e consertar.

Nota: A resenha contém spoilers dos livros anteriores e do próprio conto.

Resenha:

Nós podemos ser consertados.

Divergente é uma trilogia que gosto muito. Apesar de achar Insurgente uma falha, gosto bastante do primeiro livro e de Convergente - que 98% dos leitores odeiam - e Tris e Tobias são dois dos personagens que mais já me identifiquei e torci. Por isso, quando Veronica Roth anunciou este conto como bônus para o lançamento de Crave a Marca, logo fiquei curioso, mas na época o conto era quase impossível de achar.

Minha reação à morte de Tris ainda é bem complexa até hoje; odeio pois queria Four e ela felizes, mas também gosto, pois guerras são assim, nem sempre todos terão finais felizes. Foi uma decisão corajosa por parte da autora, principalmente porque não achei uma morte gratuita, como a de certa personagem em A Cura Mortal, por exemplo. Então, é claro que queria ver como Four estava cinco anos após o final do terceiro livro.

Porém, não foi uma experiência totalmente positiva. Antes mesmo de ler We Can Be Mended, já havia recebido spoilers da decisão de Roth em transformar Tobias e Christina em um casal e fiquei, obviamente, me perguntando o que ela tinha na cabeça. Talvez por não ter sido pego de surpresa, na prática, o casal não me irritou. Mas também não me convenceu; foi algo esquecível e desnecessário, principalmente por como foi posto no conto. Não que os dois não pudessem viver novos romances, mas juntá-los é que foi o problema. Teria sido mais interessante vê-los se apoiando como amigos.

Assim, o conto só é bom para matarmos a saudade dos personagens da saga e ver como anda a política de Chicago após os eventos de Convergente. Four ainda é um personagem interessante e tenho uma facilidade enorme de me conectar com ele, o que fez o conto não ser sofrível. Então, se você tem esse intuito de rever os personagens, é válido lê-lo, ainda mais porque ele é bem curtinho - apenas 29 páginas.

Série Completa:

#1 - Divergente
#2 - Insurgente 
#3 - Convergente
#3,5 - We Can Be Mended
#4 - Quatro (Contos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário