Editora: Rocco
Páginas: 272
Classificação: 3/5 estrelas
Título Original: Four
Reunindo quatro histórias da série Divergente contadas da perspectiva do personagem Tobias, e três cenas exclusivas, Quatro Histórias da série Divergente oferece aos fãs da saga criada por Veronica Roth a chance de conhecer melhor a personalidade de um personagem fascinante e complexo e a chance de mergulhar mais fundo na sociedade dividida em facções criada pela autora.
Nota: Esse livro é um bônus de contos da trilogia Divergente e a resenha pode conter spoilers dos livros anteriores: Divergente, Insurgente e Convergente.
Resenha:
Uma escolha vai tranformá-lo.
Após terminar Convergente, cogitei a possibilidade de não ler esse livro em seguida. Mas por fim, decidi pegá-lo pois faltavam apenas dois dias para a estreia do terceiro filme e seria tempo suficiente para lê-lo até lá. Ledo engano... A verdade é que levei mais de uma semana para concluir o livro. Por mais que eu goste e me identifique com Tobias, não consegui me envolver com o livro após os dois primeiros "contos". Perdi as contas de quantas vezes interrompi a leitura dos dois últimos. Mas vamos falar sobre cada um individualmente.
A Transferência narra a vida de Tobias dias antes da sua escolha. Gostei bastante do conto porque ele me fez identificar-se mais com o personagem, além de nos mostrar como Marcus era inescrupuloso com o próprio filho. Após ele, temos A Iniciação, que nos mostra os testes do personagem na Audácia. É interessante ver como os personagens tinham mais medo de falar dos Divergentes antes do primeiro livro em si da trilogia (esses contos se passam dois anos antes da iniciação de Tris), e como o próprio Quatro não tem noção do termo. Além disso, vemos mais da amizade de Quatro com Amah, Zeke e Shana; e gostei bastante das três - a com Zeke me arrancou algumas risadas, principalmente no encontro duplo.
Já os dois últimos, O Filho e O Traidor, se passam após a chegada de Tris na Audácia. Gostei de ver que o personagem pensava em desistir da Audácia mas optou por ficar após conhecê-la pois gosto muito do casal. Outro ponto positivo foi ver que, antes mesmo de Tris se rebelar, Quatro já desconfiava dos métodos de Jeanine e planejava sua própria retaliação. E além dos quatro contos, temos três cenas de Divergente contadas pela visão de Quatro. A minha preferida é "Você está bonita, Tris!", pois foi uma cena que gostei no primeiro livro.
Entretanto, classificar essas histórias como Contos não foi certo (por isso usei aspas em "contos" no primeiro parágrafo). Nós já sabíamos de 80% dos pontos apresentados nesse livro, a diferença foi só que vimos tudo pela visão de Tobias. Finalizei a leitura apenas porque gosto muito do personagem, se não teria abandonado sem maiores receios. Por isso, concordo com uma declaração que vi em algum lugar, mas não me recordo onde: Quatro é um livro feito para as fangirls que amam o personagem.
Série Completa:
#1 - Divergente
#4 - Quatro
Nenhum comentário:
Postar um comentário