quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

[Lista] Os melhores livros de 2016!

O ano de 2016 está quase acabando e, por isso, chegou a hora de listar as melhores leituras do ano. Esse ano flopei na meta que eu havia estipulado, que seria de 60 livros; mas li apenas 39 (35 novos e 4 releituras), pois o 40º não cheguei a terminar ainda.

Então, para 2017, diminuirei a meta para 35 livros, principalmente porque deverá ser um ano bem corrido. Agora, sem mais delongas, vamos aos selecionados (vale lembrar que nem todos os livros são lançamentos de 2016, mas que apenas foram lidos por mim esse ano):

1. Cidade de Vidro - Cassandra Clare:


Sem dúvidas, o melhor do ano! Esse terceiro livro é frenético do início ao fim e é quase impossível parar de lê-lo. Estou bastante ansioso para ler os próximos, mas decidi revezá-los com As Peças Infernais, por isso ainda não iniciei a leitura.

2. Por Lugares Incríveis - Jennifer Niven:


Esse é um daqueles livros que todo mundo deveria ler. Bonito, tocante e, principalmente, real. Tudo funciona tão bem que é até difícil enumerar seus pontos positivos. É incrível como a Jennifer conseguiu nos envolver com os personagens, sentir suas dores, medos, vontades... Enfim, ele é maravilhoso! E esse ano tive a oportunidade de conhecer a autora, que é extremamente atencioso e amável com os fãs, o que só fez minha admiração crescer ainda mais.

3. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban - J.K. Rowling:


Não só O Prisioneiro de Azkaban, mas todos os livros da série que li até agora merecem ser mencionados. É incrível como todo o mundo criado por J.K. Rowling nos prende e faz querer conhecê-lo. E a cada livro, os personagens só crescem, principalmente nesse terceiro, onde é visível o amadurecimento da história, que era mais um infanto-juvenil nos anteriores. Estou bastante ansioso para os próximos!

4. Boa Noite - Pam Gonçalves:


Pam não poderia ter começado melhor no mundo da literatura. Boa Noite trata de assuntos importante e que precisam ser discutidos, como machismo e preconceito racial, de uma forma real e crível. Além disso, um pouco de romance está presente e também é bem trabalhado. Estou ansioso para próximos livros dela!

5. Não Pare! - FML Pepper:


Sem dúvidas, foi o livro que mais me surpreendeu esse ano. Já tinha boas expectativas para com ele, mas não sabia que seria tão bom quanto foi. A trama principal nos envolve e queremos saber o porquê de Stella se mudar tanto com a filha e, principalmente, porquê os olhos de Nina são daquela forma. Quero finalizar a trilogia o mais rápido possível!

6. Divergente - Veronica Roth:


Além de uma história bastante promissora, Veronica Roth conseguiu criar protagonistas extremamente reais. Tris e Quatro sentem compaixão, ódio, remorso, erram, acerta; enfim. O romance também foi bem equilibrado com a história, que foi uma boa introdução para a distopia e apresentou pontos fortes para os próximos. Infelizmente, Insurgente é fraco, mas Convergente possui as mesmas características positivas desse primeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário