sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

[Resenha] Lembra Aquela Vez - Adam Silvera

Autor:
Adam Silvera
Editora: Rocco
Páginas: 368
Nota: 4/5 estrelas
Classificação: +16

Aaron Soto tem dezesseis anos e vive no Bronx, em Nova York. Faz poucos meses desde que encontrou o pai morto no banheiro de casa com sua própria navalha de barbear.

Depois desse evento traumático, ele tenta reconstruir sua vida aos poucos e se reaproxima de Genevieve, sua amorosa namorada que o tem apoiado, da família e dos amigos do bairro. Nessa mesma época, surge um novo vizinho chamado Thomas, e ele e Aaron logo se tornam grandes amigos.

Conforme a amizade entre os dois se aprofunda, Aaron percebe que compartilha coisas com Thomas que jamais contou para ninguém, nem mesmo para a namorada. Logo fica claro que Aaron está apaixonado por Thomas. Isso é um problema; sua relação com Genevieve, que estava ficando mais séria, corre perigo, assim como o próprio Aaron: não é nada simples ser gay quando se é pobre e mora no Bronx.

Ao conhecer o Instituto Leteo, que oferece um serviço capaz de apagar qualquer lembrança, Aaron acredita que essa seja sua única chance de finalmente ser feliz.

Resenha:

“O garoto sem direção me ensinou algo inesquecível: a felicidade volta, se você deixar que ela volte.”

Lembra Aquela Vez é um livro pesado. Quem já leu outros livros de Adam Silvera, sabe que as situações sempre são tristes, mas nesse são as pessoas: vários personagens em volta de Aaron são cruéis e egoístas. Por isso, é um livro que possui os gatilhos mencionados acima.

E também é por isso que não é difícil entender as decisões e atitudes de Aaron. Ele vive em uma realidade sufocante, então é fácil entender porque Aaron fica tão dividido entre Genevieve e Thomas: são as pessoas que o tratam bem, e "escolher" um significa perder o outro.

Até certo ponto da leitura algo parece está faltando, e realmente falta: uma informação que é dada apenas na metade do livro, mas que encaixa todo o quebra-cabeça e nos faz enxergar a história de outra forma. E a torna ainda mais triste, para ser sincero.

Enfim, não quero dar spoilers, mas se você gostou de outras histórias do Adam, vale a pena dar uma chance para essa. E se possível, procure essa edição com o capítulo extra. Ele é muito importante também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário