domingo, 30 de outubro de 2016

[Resenha] O Amor nos Tempos de #Likes - Pam Gonçalves, Bel Rodrigues, Hugo Francioni e Pedro Pereira

Autores: Pam Gonçalves, Bel Rodrigues, Hugo Francioni e Pedro Pereira
Editora: Galera Record
Páginas: 272
Classificação: 4.5/5 estrelas
Título Original: O Amor nos Tempos de #Likes

Os tempos mudaram, mas e o amor? Continua a dar aquele frio na barriga e fazer os jovens atravessarem quilômetros para viver uma paixão? Em "O Amor nos Tempos de #Likes", quatro booktubers se inspiram em três histórias da literatura para criar suas versões de contos românticos na era digital. Uma bela, jovem e famosa youtuber com medo do amor; um casal inesperado em um encontro às escuras (literalmente) e dois meninos apaixonados por livros tentando entender quem são e o que querem são os protagonistas destes contos que evocam "Orgulho e Preconceito" (Pam Gonçalves), "Dom Casmurro" (Bel Rodrigues) e "Romeu e Julieta" (Pedrugo).

Resenha:

Viva o amor!

Eu já acompanhava a Pam e a Bel há um tempo, então fiquei bastante animado com o anúncio de que as duas escreveriam um livro juntas, em parceria com o Pedro e o Hugo. E o projeto ainda ganhou mais pontos comigo quando o título foi divulgado. Simplesmente genial e remete não só aos contos, mas aos romances na vida real atualmente. Cada conto foi inspirado em um clássico da literatura, mas como não li nenhum dos três - falta de cultura minha, eu sei! -, irei falar apenas da minha experiência com os contos em si.

O primeiro é Próximo destino: Amor, escrito pela Pam, foi inspirado em Orgulho e Preconceito e é o meu favorito. Como já falei, não o li, portanto não posso apontar as semelhanças entre as duas histórias; mas gostei bastante dos personagens. Liz e William são bem construídos e é muito fácil se identificar e torcer pelos dois. Um fato curioso é que, assim como em Boa Noite, o primeiro livro solo da Pam, me identifiquei mais com o protagonista masculino, mesmo possuindo alguns pontos em comum com a protagonista. Marquei várias citações - não só nesse, como nos outros - e o final nos deixa com um gostinho de quero mais; a Pam poderia escrever uma continuação, com certeza gostaria de saber como Liz e William estariam daqui um tempo.

O seguinte - e meu segundo favorito - é (Re)começos, escrito pela Bel e inspirado em Dom Casmurro. Adorei a construção da Madu, o como ela se mostra forte após todo o tormento que passou em um relacionamento abusivo. Apesar de ter achado o começo do conto - e a questão do namoro tóxico - um pouco corrido no início, percebi depois que talvez essa fosse a intenção da Bel: não mostrar o sofrimento da personagem durante a relação mas, sim, a superação. O protagonista masculino também é de fácil identificação e conquista nossa torcida logo de cara. E para fechar o conto com chave de ouro, Bel ainda escolheu Búzios, um lugar lindo, para o desenrolar da história.

O terceiro e último conto é 337 Km, escrito pelo Hugo e o Pedro e baseado em Romeu e Julieta. Assim como nos outros contos, os protagonistas - e o secundários - são personagens reais, que podemos conhecer no nosso dia a dia. Mas como sempre rola uma identificação maior com algum, aqui foi com Ramon. O conto é incrível, mas o único ponto negativo é que o final é previsível - apesar de, claro, não querermos outro desfecho diferente - e determinado plot no final não foi trabalhado pelos autores, e que poderia render em mais empatia do leitor por Ramon e Júlio.

No geral, O Amor nos Tempos de #Likes é um ótimo livro. As narrações são fluídas; os personagens, cativantes; e ao terminar, a sensação de quero mais se faz presente. E os autores ainda nos presentearam com algumas ligações, ou seja, personagens de um conto são citados em outro. O resultado dessa aposta da Galera Record em autores nacionais e iniciantes não poderia ter sido melhor. Se você curte romances, histórias de superação e de representatividade, a leitura está mais que recomendada!

PS: E a conversa fictícia dos personagens dos clássicos na capa traseira? HAHAHA, melhor coisa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário