sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

[Resenha] Lembra Aquela Vez - Adam Silvera

Autor:
Adam Silvera
Editora: Rocco
Páginas: 368
Nota: 4/5 estrelas
Classificação: +16

Aaron Soto tem dezesseis anos e vive no Bronx, em Nova York. Faz poucos meses desde que encontrou o pai morto no banheiro de casa com sua própria navalha de barbear.

Depois desse evento traumático, ele tenta reconstruir sua vida aos poucos e se reaproxima de Genevieve, sua amorosa namorada que o tem apoiado, da família e dos amigos do bairro. Nessa mesma época, surge um novo vizinho chamado Thomas, e ele e Aaron logo se tornam grandes amigos.

Conforme a amizade entre os dois se aprofunda, Aaron percebe que compartilha coisas com Thomas que jamais contou para ninguém, nem mesmo para a namorada. Logo fica claro que Aaron está apaixonado por Thomas. Isso é um problema; sua relação com Genevieve, que estava ficando mais séria, corre perigo, assim como o próprio Aaron: não é nada simples ser gay quando se é pobre e mora no Bronx.

Ao conhecer o Instituto Leteo, que oferece um serviço capaz de apagar qualquer lembrança, Aaron acredita que essa seja sua única chance de finalmente ser feliz.

Resenha:

“O garoto sem direção me ensinou algo inesquecível: a felicidade volta, se você deixar que ela volte.”

Lembra Aquela Vez é um livro pesado. Quem já leu outros livros de Adam Silvera, sabe que as situações sempre são tristes, mas nesse são as pessoas: vários personagens em volta de Aaron são cruéis e egoístas. Por isso, é um livro que possui os gatilhos mencionados acima.

E também é por isso que não é difícil entender as decisões e atitudes de Aaron. Ele vive em uma realidade sufocante, então é fácil entender porque Aaron fica tão dividido entre Genevieve e Thomas: são as pessoas que o tratam bem, e "escolher" um significa perder o outro.

[Resenha] Heartstopper: Mais Forte Juntos - Alice Oseman

Autora:
Alice Oseman
Editora: Seguinte
Páginas: 384
Nota: 4,5/5 estrelas
Classificação: +14

Nick e Charlie estão mais apaixonados do que nunca.

Eles já se declararam um para o outro, começaram a namorar, e Charlie está quase convencendo sua mãe a deixá-lo dormir na casa de Nick… Mas com a partida de Nick para a universidade no próximo ano, será que tudo está prestes a mudar?

Resenha:

— Eu te amo... E você é gostoso PRA C4R4LH0.

Mais um volume de Heartstopper e mais uma vez Alice faz o que sabe de melhor: mostrar crescimento desses personagens e nos fazer se apaixonar por Nick e Charlie.

Mas o que mais me conquistou aqui foi o clima leve dos anteriores de volta. O volume 4 e as novelas "Nick & Charlie" e "Este Inverno" foram bem melancólidos e densos, devido ao problema de Charlie. Esse quinto volume trouxe um pouco da leveza dos anteriores, ainda que os assuntos sérios tenham sido tratados.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

[Resenha] A Rainha Negra - Jumata Emill

Autor: Jumata Emill
Editora: Galera Record
Páginas: 440
Nota: 4/5 estrelas
Classificação: +16

Nova Albright, a primeira rainha negra do baile de volta às aulas do Colégio Lovett High, foi assassinada na noite da coroação. Seu corpo é encontrado no cemitério onde costumavam enterrar os escravizados da cidade.

Mas, na noite do crime, um vídeo se torna viral. As imagens mostram Tinsley McArthur, a garota branca, linda e rica que disputou o título com Nova, afirmar que deveria ter matado a concorrente e deixado o corpo no lugar onde ele de fato foi encontrado. As suspeitas recaem sobre Tinsley. Na escola, todo mundo sabe que a garota faria qualquer coisa para ser coroada.

E Duchess Simmons, a melhor amiga da Rainha Negra, é a pessoa que tem mais certeza sobre a culpa de Tinsley. Ela acredita que a garota branca é privilegiada o suficiente para achar que pode sair impune do crime. Mas Duchess precisa enfrentar outro problema: seu pai é o primeiro capitão negro da polícia da região e se vê de mãos atadas diante da burocracia e da politicagem da instituição. O que significa que Tinsley pode mesmo se safar da acusação.

Quando a menina pede que Duchess a ajude a provar sua inocência, ela aceita. Mas Duchess só tem uma coisa em mente: fazer justiça pela vida de sua amiga. Nem que para isso precise se aproximar de quem acredita ser a assassina. Ela só não imaginava que a investigação começaria a revelar segredos sobre o passado de Nova. Segredos que podem mudar tudo. Afinal, quem era de verdade a Rainha Negra?

⚠️ Gatilhos: Racismo, Bullying, Exposição de cadáver, assassinato.

Resenha:

Todos a amavam. Ainda assim a mataram.

O principal ponto positivo desse livro é a escrita de Jumata Emill. Ela é fácil e fluída, por isso a leitura voa! Toda a saga de Tinsley para provar sua inocência é envolvente e é impossível largar o livro até finalizá-lo. Há um plot twist que não é surpresa quando revelado, mas como isso afetou a conclusão do ass4ssin4to me surpreendeu; não esperava que o culpado fosse quem foi.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

[Resenha] Nick & Charlie - Alise Oseman

Autora:
Alice Oseman
Editora: Seguinte
Páginas: 168
Nota: 4,5/5 estrelas
Classificação: +14

Todo mundo sabe que Nick e Charlie são inseparáveis. Entre tardes jogando videogame, noites de filmes e conversas infinitas, não há nada que possa abalar o sentimento que um tem pelo outro. 

Com a partida de Nick para a universidade se aproximando, Charlie fica cada vez mais inseguro, afinal todos dizem que o primeiro amor quase nunca dura para sempre... Será que o relacionamento deles é capaz de sobreviver à distância ou os garotos só estão adiando o inevitável?

Resenha:

"Ele coloca a mão na minha bochecha e não acho que as coisas voltaram ao normal — em vez disso, entramos em uma era inteiramente nova, uma em que estamos melhores, mais seguros, mais fortes juntos."

quarto volume de Heartstopper já havia começado a falar de temas mais sério, mas Nick & Charlie ambém expõe outro lado do relacionamento dos dois. 

A "fofice" é deixada um pouco de lado e há até cenas onde Nick e Charlie reagem com palavrões. O que, particularmente, achei bem mais natural do que a "calma" que as HQs têm, apesar de entender a proposta e o público delas.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

[Resenha] Este Inverno - Alice Oseman

Autora:
Alice Oseman
Editora: Seguinte
Páginas: 94
Nota: 4,5/5 estrelas
Classificação: +14

Tori, Charlie e Oliver Spring sabem que o Natal deste ano vai ser diferente. Depois de passar um período internado para tratar seu transtorno alimentar, tudo o que Charlie quer é não ser o centro das atenções — o que parece impossível. 

Quando as coisas saem do controle, cada um dos irmãos vai ter que encontrar um jeito de lidar com este inverno difícil — e buscar conforto um no outro. 

Resenha:

— Eu te amo... E você é gostoso PRA C4R4LH0.

Se passando entre os acontecimentos do volume 4 de Heartstopper, a novela "Este Inverno" também foca nos problemas alimentares e de saúde mental que Charlie vem sofrendo. Por isso, esse é outro volume mais introspectivo, como o já citado 4° livro.

domingo, 8 de dezembro de 2024

[Resenha] Promise Boys: Todos os Olhos em Nós - Nick Brooks

Autor:
Nick Brooks
Editora: Galera Record
Páginas: 294
Nota: 4/5 estrelas
Classificação: +16

A renomada Urban Promise transforma meninos em homens! Todos os pais que sonham que o filho seja alguém, sonham com a Urban Promise. Uma escola de reputação impecável que faz todos os alunos alcaçarem a grandeza. Isso é, se eles seguirem a disciplina rígida imposta com pulso de ferro pelo diretor Keneth Moore, também fundador da instituição e membro respeitável da comunidade.

Caso não, bem... pode ser que tudo se torne um pesadelo. Se por fora tudo parece perfeito, por dentro, as coisas são bem diferentes. De alunos a professores, todos têm motivos para destestar o diretor. Prova disso é que Moore é encontrado morto nas instalações da escola. 

As evidências (e suspeitas) recaem em três alunos: J.B., Ramón e Trey. Dois alunos negros e um latino que tinham “problemas” recorrentes com o diretor e, ainda por cima, estavam na detenção na hora do crime.

Eles tinham oportunidade, meios e, principalmente, motivos para assassinar o diretor. Os três juram que são inocentes. E, sem ter a quem recorrer, decidem se juntar para seguir as pistas e provar que apesar de suas etnias e origens, e de suas existências estarem atreladas à cor de suas peles, eles não vão deixar que as circustâncias definam seus destinos. Mas será que eles poderão confiar uns nos outros?

Resenha:

Até onde você iria para provar a sua inocência?

O que me chamou atenção em Promise Boys, claro, foi a premissa do ass4ss1n4t0 na escola. Mas, no fundo, eu sabia que a história seria mais que isso. Desde o início, fica claro a verdadeira intenção de Nick Brooks: expor o preconceito racial e étnico que, infelizmente, ainda existe na sociedade. E ele faz isso muito bem.

sábado, 7 de dezembro de 2024

[Resenha] Eu Nasci Pra Isso - Alice Oseman

Autora:
Alice Oseman
Editora: Seguinte
Páginas: 368
Nota: 4/5 estrelas
Classificação: +16

Angel Rahimi está prestes a realizar o seu sonho: ir para Londres com a melhor amiga para assistir ao show do Ark, sua boyband favorita. Angel faz parte do fandom da banda há anos, e foi ali ― em meio a fóruns, fanfics e postagens nas redes sociais ― que encontrou amizades verdadeiras e um lugar no mundo. 

Jimmy Kaga-Ricci é o vocalista do Ark, e deve tudo o que tem ao grupo. Mas o sucesso cobra um preço caro, e ele sofre cada vez mais com crises de ansiedade e paranoia.

Os caminhos de Jimmy e Angel se cruzam justo quando ele começa a questionar se a fama é algo que realmente deseja, e ela a se perguntar se o amor que sente pelo Ark só é tão grande porque a ajuda a fugir de seus problemas.

⚠️ Gatilhos: Ansiedade; alcoolismo; problemas familiares.

Resenha:

“Acho que todos precisamos de terapia, pra ser honesto.”

 Apesar da capa fofinha, fofura é algo que quase não existe em Eu Nasci Pra Isso. Esse é o primeiro choque de realidade nesse livro, principalmente para quem conhece Alice Oseman apenas por Heartstopper.

Por meio de Jimmy, Alice mostrou o caos psicológico que um famoso passa, principalmente se precisa lidar com o público teen. E por ter passado minha adolescência em muitos fandoms ou os vendo de longe, não vou mentir: é assim mesmo - ou até pior. Em diversos momentos, fiquei tão sufocado quanto Jimmy e até mesmo as falas de Rowan (apesar de ele ser um babaca em grande parte do livro) eram compreensíveis. Como "amar" alguém que você não conhece? Ainda mais se essas pessoas, direta ou indiretamente, querem controlar sua vida?

Angel também foi um personagem que me fez refletir. Quem nunca teve a famosa fala de "Eu conheço ele e ele nunca faria isso" para um ídolo? Me vi em Angel em vários momentos, apesar de nunca ter tido uma relação tão extrema quanto ela. Mas sei que existe e Alice abordou isso muito bem.

Meu único problema foi o final rápido e meio exagerado. Alguns momentos poderiam ser facilmente trocados por um encerramento mais responsável de um certo plot. Porém, Eu Nasci Pra Isso não deixa de ser uma ótima leitura. Se você curte a escrita da Alice, deverá adorar esse.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

[Resenha] O Mar Me Levou a Você - Pedro Rhuas

Autor:
Pedro Rhuas
Editora: Seguinte
Páginas: 424
Nota: 4/5 estrelas
Classificação: +16

Nascido em uma lendária família de surfistas, Matias Mendonza sempre esteve ligado ao mar. As ondas são sua bússola quando ele se sente perdido ― o que acontece com mais frequência do que sua fama de bad boy deixa transparecer. 

De volta à praia de Canoa Quebrada para mais uma temporada perfeita no Ceará, ele precisa decidir se seguirá os passos da mãe no surfe profissional ou se trabalhará no Hippie, o charmoso hostel dos pais.

Mas, antes que faça sua escolha, o mar tem uma última surpresa: Júlio, o garoto misterioso com quem seu destino se entrelaça quando uma onda enorme os aproxima. Onde Matias é água e fogo, Júlio é terra e ar. 

Conforme o verão avança, o Universo parece querer unir esses dois opostos a qualquer custo. Só que dar uma chance ao amor é bem difícil quando se tem medo de vivê-lo. Será que esse novo romance pode ser mais que uma história de verão? Se seguirem os sinais, talvez encontrem a resposta…

Resenha:

Amores de verdade não acabam no fim do verão.

A primeira vez que li O Mar Me Levou a Você foi quando Pedro Rhuas o lançou de forma independente no Kindle. Na época curti a história, mas senti que faltava algo - talvez por ser um conto meio curtinho. Por isso, quando o autor anunciou o relançamento pela Seguinte, fiquei bem interessado para ver as mudanças.

E sim, a história evolui bastante, principalmente os protagonistas Matias e Júlio. Ambos tiveram mais desenvolvimento em suas histórias pessoais além do romance, e isso foi bem legal, principalmente para Matias. É muito fácil se identificar com seus problemas, mas também adorar uma família tão acolhedora como os Mendonza.