sexta-feira, 5 de maio de 2023

[Resenha] Mundo em Caos - Patrick Ness

Autor:
Patrick Ness
Editora: Intrínseca
Páginas: 480
Classificação: 4,5/5 estrelas
Compre: Amazon Brasil

Em um mundo pós-apocalíptico, uma infecção rara e perigosa causou o inimaginável: a morte de todas as mulheres. O mesmo germe fez com que os pensamentos dos homens se tornassem audíveis, e agora o caótico Ruído está por toda parte. É impossível guardar segredos no Novo Mundo.

Todd Hewitt é o único garoto entre os homens da cidade de Prentisstown, e mal pode esperar para se tornar um deles. No entanto, o lugar esconde algo grave, capaz de mudar o futuro de Todd e do Novo Mundo para sempre. A apenas um mês de se tornar homem, um segredo impensável é revelado, e ele se vê forçado a fugir antes que seja tarde demais.

Acompanhado por seu fiel escudeiro, o cachorro Manchee, ele empreende uma jornada repleta de perigos e se depara com uma criatura estranha e silenciosa: uma garota. Mas quem é ela? E por que não foi morta pelo germe como todas as mulheres?

Gatilhos: Violência e tortura.

Resenha:

"- Se um de nós cai, todos caem, Todd. E todos nós precisamos cair."

O grande trunfo de Mundo em Caos é a distopia que Patrick Ness criou. Não é um sistema grandioso e com inúmeras regras como Divergente e Jogos Vorazes, e essa é a beleza da coisa: rapidamente você se vê dentro do universo porque é fácil entender como tudo funciona. O Ruído é, sem dúvidas, a melhor coisa do livro. O fato dos personagens não poderem controlar seus pensamentos sempre rende momentos tensos e envolventes.

Eles também são outro ponto positivo, em especial Todd e Manchee (o maior!). O autor constrói aos poucos a amizade do garoto e do cão, e é impossível não ficar desesperado toda vez que o animal fica em perigo. Os demais personagens possui uma importância na narrativa e cada um tem seu momento, como Viola e Aaron, que sempre se supera em sua psic0pati4.

O final, então, é frenético e só deixa a gente ainda mais curioso pela continuação quando algumas verdades vêm a tona. Mundo em Caos é definitivamente uma história que recomendo e apesar de ainda não perdoar Patrick Ness por certa coisa que ele fez, estou curioso pra ver como o universo vai se expandir. Uma pena a adaptação ter sido pífia e não fazer juz ao livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário