sábado, 27 de maio de 2023

[Resenha] Corrente de Espinhos - Cassandra Clare

Autora:
Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 784
Classificação: 3.5/5 estrelas
Compre: Amazon Brasil
Título Original: Chain of Thorns

Após o pai ter sido assassinado, os planos de se tornar parabatai da melhor amiga ruírem, o casamento com James Herondale ir por água abaixo e ficar presa ao demônio Lilith, Cordelia Carstairs abandona Londres para afogar as mágoas na glamourosa Paris na companhia de Matthew Fairchild, que também tem seus demônios para expurgar. Mas depois de receberem terríveis notícias de Londres, a realidade esmaga os planos de Cordelia mais uma vez.

Tatiana Blackthorn fugiu da Cidadela Adamant, e a relação entre Belial, o Príncipe do Inferno, e os jovens Lucie e James Herondale veio à tona, colocando a família Herondale inteira sob o escrutínio da Clave.

Em meio a tudo isso, Cordelia ainda por cima se vê dividida entre o amor por James ― que considera impossível ― e uma vida com Matthew, ao mesmo tempo em que seus amigos são dilacerados pelos próprios segredos.

No epicentro do iminente ataque de Belial, Cordelia, Lucie e os Ladrões Alegres se encontrarão sozinhos para lidar com o letal exército do Principe do Inferno. Será que os jovens Caçadores de Sombras conseguirão salvar a cidade ― e suas famílias? Talvez eles não tenham escolha porque, se falharem, podem perder tudo, inclusive as próprias almas.

Resenha:

"São os presentes que não tivemos forças para pedir justamente àqueles que mais importam."

PS: Spoilers dos volumes anteriores.

O principal problema desse livro foi o tamanho. Diversas páginas poderiam ser cortadas e não fariam falta, com conflitos bobos e que se resolveriam em uma conversa – literalmente! Não é a toa que a primeira parte não parecia sair do lugar até mais ou menos 50%.

Belial foi um vilão tão fraco, que nem lembrou o que vinha prometendo um caos nos livros anteriores. E o que falar da morte daquele personagem? Apesar de gostar de todos dessa trilogia, posso citar uns cinco que fariam mais sentido morrer do que ele/a. Pareceu uma morte largada, por falta de coragem de fazer outra.

sábado, 6 de maio de 2023

[Resenha] O Homem-Sussurro - Alex North

Autor:
Alex North
Editora: Record
Páginas: 420
Classificação: 4/5 estrelas
Compre: Amazon Brasil

Ainda arrasado após a perda da esposa, Tom Kennedy se muda com o filho Jake para o pacato vilarejo de Featherbank, em busca de um recomeço mais do que necessário. Mas Featherbank tem um passado tenebroso. 

Vinte anos antes, um pervertido assassino em série sequestrou e matou cinco meninos. Até finalmente ser pego. O assassino era conhecido como “O Homem-Sussurro”. 

Claro, um crime antigo não deveria incomodar Tom e Jake, que pretendem tão somente se estabelecer na nova casa. Só que agora outro garoto desapareceu. E, depois, Jake começa a agir de modo estranho. Ele diz que ouve um sussurro na janela...

Gatilhos: Sequestro, tortura física/psicológica, .

Resenha:

Se a porta aberta você deixar, o sussurro por ela vai entrar.

Plot twists são o ponto alto de qualquer livro, principalmente thrillers. Por isso, quem for esperando altas reviravoltas em relação a identidade do “Homem-Sussurro” talvez se decepcione. Mas isso não é um demérito do livro, muito pelo contrário: Alex North entrega uma resolução coesa, onde tudo faz sentido e se mostra presente na história – o que muitas vezes é melhor do que uma reviravolta sem pé nem cabeça.

sexta-feira, 5 de maio de 2023

[Resenha] Mundo em Caos - Patrick Ness

Autor:
Patrick Ness
Editora: Intrínseca
Páginas: 480
Classificação: 4,5/5 estrelas
Compre: Amazon Brasil

Em um mundo pós-apocalíptico, uma infecção rara e perigosa causou o inimaginável: a morte de todas as mulheres. O mesmo germe fez com que os pensamentos dos homens se tornassem audíveis, e agora o caótico Ruído está por toda parte. É impossível guardar segredos no Novo Mundo.

Todd Hewitt é o único garoto entre os homens da cidade de Prentisstown, e mal pode esperar para se tornar um deles. No entanto, o lugar esconde algo grave, capaz de mudar o futuro de Todd e do Novo Mundo para sempre. A apenas um mês de se tornar homem, um segredo impensável é revelado, e ele se vê forçado a fugir antes que seja tarde demais.

Acompanhado por seu fiel escudeiro, o cachorro Manchee, ele empreende uma jornada repleta de perigos e se depara com uma criatura estranha e silenciosa: uma garota. Mas quem é ela? E por que não foi morta pelo germe como todas as mulheres?

Gatilhos: Violência e tortura.

Resenha:

"- Se um de nós cai, todos caem, Todd. E todos nós precisamos cair."

O grande trunfo de Mundo em Caos é a distopia que Patrick Ness criou. Não é um sistema grandioso e com inúmeras regras como Divergente e Jogos Vorazes, e essa é a beleza da coisa: rapidamente você se vê dentro do universo porque é fácil entender como tudo funciona. O Ruído é, sem dúvidas, a melhor coisa do livro. O fato dos personagens não poderem controlar seus pensamentos sempre rende momentos tensos e envolventes.

quinta-feira, 4 de maio de 2023

[Resenha] Desejo - Tracy Wolff

Autora:
Tracy Wolff
Editora: Seguinte
Páginas: 264
Classificação: 4/5 estrelas
Compre: Amazon Brasil

Meu mundo mudou por completo quando entrei na Academia Katmere. Este lugar e os alunos que estudam aqui são muito estranhos. Aqui estou eu, uma simples mortal entre deuses... ou monstros. Ainda não consigo decidir a qual dessas facções em guerra eu pertenço, ou mesmo se pertenço a alguma delas. 

Tudo que sei é que a única coisa que os une é o ódio que sentem por mim. E há também Jaxon. Um vampiro com segredos mortais que não sente nada há cem anos. Mas há algo nele que me atrai, algo que se quebrou e que, de algum modo, se encaixa no que se quebrou em mim. E isso pode trazer a morte para todos nós. 

Há uma razão para Jaxon ter erguido muralhas ao redor de si mesmo. Agora, alguém quer acordar um monstro adormecido, e eu fico me perguntando se fui trazida aqui intencionalmente, como isca.

Gatilhos: Assassinato e tortura.

Resenha:

Dê uma mordida.

YAs sobrenaturais existem aos montes e todas os seres já devem ter sido explorados, principalmente vampiros. Então, o que Desejo deveria ter para ser diferente? Bons personagens? Carisma? Talvez. É uma pena que isso não exista aqui.

Eu sou bem mente aberta com o gênero. Já o li muito e sei que às vezes precisamos esquecer a lógica pra história fluir. Mas aqui foi difícil. Tracy Wolff tenta impor um clima de mistério, mas nunca consegue. É só por volta da página 400 (!) que Grace descobre que Jaxon é vampiro, quando já estava na cara (!!) e a própria sinopse (!!!) revela isso.

quarta-feira, 3 de maio de 2023

[Resenha] Como Se Fôssemos Vilões - M. L. Rio

Autora: M. L. Rio
Editora: Nacional
Páginas: 264
Classificação: 4/5 estrelas
Compre: Amazon Brasil

Oliver Marks passou dez anos preso por um ass4ssin4to que pode ou não ter cometido. No dia de sua soltura, o detetive Colborne, responsável por sua prisão e prester a se aposentar, o procura para saber o que realmente aconteceu uma década atrás.

Oliver e seis outros amigos seus estudam em uma faculdade de artes de excelência, interpretando os mesmos papéis tanto no palco quanto na vida real: herói, vilão, tirano, sedutora, donzela, figurantes. 

Mas, quando a escolha de elenco muda e os personagens secundários roubam o lugar das estrelas, um dos amigos é encontrado m0rt0. O restante então enfrenta o maior desafio teatral de suas vidas: convencer a polícia (e uns aos outros) de que são inocentes.

Gatilhos: assassinato, agressão física e psicológica.

Resenha:

Quando amigos se tornam inimigos, não há limites para os danos que podem causar.

O ponto mais positivo são os personagens. Alexander foi o meu favorito, seguido por Oliver e James. O clima dark academia também foi bem legal - foi minha primeira experiência com o "gênero" e realmente o senti no tom da história.

Infelizmente, todo o resto é negativo, inclusive a narrativa arrastada. Exceto pelo Ato II - o melhor, disparado -, os outros parecem demorar séculos para terminar, principalmente quando introduzem textos shakesperianos na história. Para quem curte ou conhece o autor, talvez seja legal pegar as entrelinhas de como isso se conecta, mas para mim foi só repetitivo e desnecessário.

terça-feira, 2 de maio de 2023

[Resenha] Um Passo de Cada Vez - Iris Figueiredo

Autora:
Iris Figueiredo
Editora: Seguinte
Páginas: 264
Classificação: 4/5 estrelas
Compre: Amazon Brasil

Mari mal se lembra da última vez que se sentiu bem dentro da escola. Desde que seus colegas começaram a espalhar boatos horríveis a seu respeito, ela está mais sozinha do que nunca.

E, para aguentar os meses que restam até o fim das aulas, ela só pode contar com as músicas do Tempest, que não saem dos seus fones de ouvido.

Quando a banda anuncia um show na sua cidade, Mari decide fazer de tudo para viver esse momento – e compartilhá-lo com outros fãs. A partir daí, os vídeos que posta despretensiosamente na internet passam a ter mais e mais alcance, ela conhece um garoto que faz seu coração acelerar como uma batida de rock, e novas possibilidades surgem para seu futuro.

Mas será que Mari conseguirá dar esses novos passos enquanto guarda tantas feridas de seu passado?

Gatilhos: Bullying, assédio e distúrbios alimentares.

Resenha:

"– Acho que às vezes tentamos fazer tantas coisas grandiosas e esquecemos que o que realmente importa é o que fazemos 𝑒𝑛𝑡𝑟𝑒 os gestos grandiosos."

Se você é ou já foi fã de algum artista, dificilmente resistiria a Um Passo de Cada Vez, assim como eu não resisti ao ler a sinopse.

Gostei muito de Mari. Ela é uma personagem muito fácil de se identificar, principalmente se você já foi um adolescente fã de algo. Aliás, esse plot é ótimo; foi legal ver como Iris o desenvolveu de uma forma “pé no chão” e real, sem certos clichês que por mais que engraçados, sabemos que dificilmente aconteceriam na vida real. Os demais personagens também têm sua importância para o crescimento pessoal de Mari, mas destaco sua relação com a irmã, Melissa, e o cunhado. Certa sequência com os três foi muito fofa.