quinta-feira, 12 de novembro de 2020

[Resenha] Fantasmas do Mercado das Sombras - Cassandra Clare

Autoras:
Cassandra Clare, Maureen Johnson, Robin Wasserman, Sarah Rees Brennan e Kelly Link
Editora: Galera Record
Páginas: 476
Classificação: 4.5/5 estrelas
Título Original: Ghosts of the Shadow Market

Ponto de encontro de fadas, lobisomens, feiticeiros e vampiros, o Mercado das Sombras é onde os seres do Submundo compram e vendem objetos mágicos, fazem barganhas sombrias e sussurram segredos que eles não querem que o Nephilim saibam.

Por dois séculos, o Mercado vem recebendo um visitante frequente vindo da Cidade dos Ossos – o coração dos Caçadores de Sombras. Como um Irmão do Silêncio, o Irmão Zachariah é jurado detentor das leis e sabedoria dos Nephilim. Mas, uma vez ele foi um Caçador de Sombras chamado Jem Carstairs, e seu amor, antes e para sempre, é a feiticeira Tessa Gray.

Acompanhe o Irmão Zachariah e veja, no contexto das negociações sombrias do Mercado das Sombras e suas celebrações festivas, o primeiro romance de Anna Lightwood, o grande pecado de Matthew Fairchild e Tessa Gray se envolver em uma guerra mundial. Valentim Morgenstern compra uma alma no Mercado e a alma de um jovem Jace Wayland encontra um porto seguro. No mercado está escondido um herdeiro perdido e um fantasma amado, e ninguém pode te salvar depois que negociarem seu coração. Nem mesmo o Irmão Zachariah.

PS: Para esse e mais conteúdos exclusivos, siga o Instagram do blog.

Resenha:

Quantos segredos o Mercado das Sombras pode guardar?

Um dos objetivos de Fantasmas do Mercado das Sombras foi introduzir alguns personagens de As Últimas Horas. E os contos fizeram isso perfeitamente. Foi muito bom conhecer o passado de Matthew e Anna, e isso nos faz entendê-los melhor durante Corrente de Ouro - por isso é recomendado ler esses contos antes. Os dos dois foram uns dos meus favoritos.

Mas Cassandra também cede espaço aos personagens antigos, como Jem e Alec. Confesso que dois contos de Jem em busca de respostas do passado não me envolveram tanto (apesar do bonito final em um), mas o de Alec foi excepcional. Me emocionei e passei a admirar ainda mais Alec, sem dúvidas um dos personagens que mais cresceu desde Cidade dos Ossos. Seu conto é o maior, mas ainda assim o que pareceu acabar mais rápido, de tão viciante que foi.

Os demais também foram interessantes, como o do passado do Círculo de Valentim, o da chegada de Jace, e o com personagens de Rainha do Ar e da Escuridão, dando indícios do que virá na próxima série, The Wicked Powers. E esse livro também me fez gostar mais de Jem e Tessa como um casal, algo que sempre me soou forçado antes.

Fantasmas do Mercado das Sombras já se tornou meu 2° livro de contos favoritos, perdendo só para Contos da Academia dos Caçadores de Sombras. A escrita de Cassandra e sua parceria com outras autoras (que também ocorreu em outros livros de contos) continua muito benéfica. Leitura recomendada para qualquer um que curta esse universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário