quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

[Resenha] Harry Potter e a Pedra Filosofal - J.K. Rowling

Autora: J.K. Rowling
Editora: Rocco
Páginas: 224
Classificação: 4/5 estrelas
Título Original: Harry Potter and the Philosopher's Stone

Conheça Harry, filho de Tiago e Lílian Potter, feiticeiros que foram assassinados por um poderosíssimo bruxo, quando ele ainda era um bebê. Com isso, o menino acaba sendo levado para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais, o terrível Lorde das Trevas. 

O menino de olhos verdes, magricela e desengonçado, tão habituado à rejeição, descobre, também, que é um herói no universo dos magos. Potter fica sabendo que é a única pessoa a ter sobrevivido a um ataque do tal bruxo do mal e essa é a causa da marca em forma de raio que ele carrega na testa. Ele não é um garoto qualquer, ele sequer é um feiticeiro qualquer; ele é Harry Potter, símbolo de poder, resistência e um líder natural entre os sobrenaturais. 

Resenha:

Bem-vindo à Hogwarts!

Começar Harry Potter era uma das metas literárias que eu tinha para 2015 e, felizmente, consegui cumprir! Primeiramente, sobre o mundo criado por J.K. Rowling: é tudo tão bem detalhado e consciente, que torna-se quase impossível não acreditar que é "real". As quatro casas são chamativas e cada uma com suas qualidades, principalmente Grifinória e Sonserina, afinal, os personagens mais desenvolvidos nesse volume são de uma das duas.

A história desse primeiro volume (onde Harry, Hermione e Rony tentam proteger a Pedra Filosofal) é, ao mesmo tempo, leve e viciante. E mesmo lendo o livro durante a época do Natal - onde as coisas ficam corridas e leituras são interrompidas -, não consegui largá-lo até terminar. Não posso falar muito pois o livro é curto e qualquer informação pode ser um spoiler, mas a conclusão é surpreendente, nem passou pela minha cabeça.

E além da história, os personagens também são ótimos e fáceis de se identificar, principalmente Harry. Você torce por ele desde a primeira página do livro. E achei interessante um momento onde o garoto resolver brigar com Malfoy. Não que eu apoie a violência, mas isso mostrou que assim como todos nós, o personagem também erra, tornando-o humano e não aqueles protagonistas angelicais ao extremo. E também foi curioso que Alvo mencione no começo do livro que "um dia todos iriam saber quem é Harry Potter", é impossível não ligar essa frase com o sucesso mundial que a história faz.

Hermione e Rony também são ótimos protagonistas, principalmente o segundo, que rende vários momentos engraçados com suas falas. Neville, apesar de não ser o protagonista, também diverte com suas trapalhadas; e Draco é o típico vilão que já sabemos que vamos amar no futuro. Ou não, dependendo das ações do personagem no futuro. Os únicos que desenvolvi empatia foram os tios de Harry, Duda e Snape, o que é outro ponto positivo, pois são eles que a história mostra como os vilões, além de Voldermort.

Como esse é o livro inicial, apenas o mistério da Pedra é resolvido enquanto várias perguntas ficam no ar para ox próximos volumes, que eu quero ler logo. E para fechar o conjunto com chave de ouro, o filme foi uma adaptação bem fiel à história. É claro que recomendo!

2 comentários:

  1. Oi Rafael!
    Que legal que conseguiu cumprir essa meta! HP é maravilhoso e eu acho que os livros só melhoram. É uma série que é impossível enjoar.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Sora, mesmo não tendo lido os livros, sempre via pôsters dos filmes e percebia que era uma série que amadurecia com o passar da história ;)

      Excluir