sexta-feira, 10 de julho de 2015

[Resenha] Estilhaça-me - Tahereh Mafi

Autora: Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito
Páginas: 304
Classificação: 2.5/5 estrelas
Título Original: Shatter Me

Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. 

O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula.

Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro.

Resenha:

Meu toque é letal. Meu toque é poder.

Estilhaça-me foi um dos livros que comprei há um tempo e não li. Por isso, ele entrou no projeto que comecei de ler livros esquecidos na estante. E assim como Juliette fica durante a história, passei por um turbilhão de emoções ao finalizar essa leitura. E infelizmente, não foram boas.

Sobre o plot, no início até o achei intrigante, mas depois tornou-se arrastado. O final foi até interessante, mas não me deixou curioso para a continuação, Liberta-me. Acho que parte disso foi a decepção com o desenrolar do livro.

O romance de Juliette com Adam sofreu do mesmo problema. No início, foi interessante, mas tornou-se chato e forçado, pois se torna um amor exagerado e a personagem confia nele de olhos fechados, mesmo depois de tudo que passou - e com o caráter de Adam sendo colocado à prova todo o tempo (!), o que nos impede de simpatizar totalmente com ele. No fim, Juliette se mostrou uma garota fraca, que faz tudo por medo ou pressão. Não é a toa que essa má construção em torno dos dois acabou tornando Warner o personagem mais interessante da narrativa, mesmo que ele seja o vilão. Mas ele tem uns pensamentos realmente coerentes, por isso acredito que nos próximos livros, essa figura "narcisista e sociopata" seja destruída.

Mas mesmo com todos os erros acima, Tahereh merece todos os elogios por sua narrativa e escrita. É totalmente diferente de tudo que já vi e é impossível não ligá-la com Juliette. Apesar de causar estranhamento no começo, as metáforas se tornam tão normais quanto as outras letras. É bem interessante o modo como elas são usadas para demonstrar os sentimentos contrários de Juliette sem fazer o texto perder seu lado poético.

Como já disse, tenho receio em relação as continuações, mas talvez no futuro, venha a dar uma nova chance à história. Mas pelo menos por enquanto, minha saga com Juliette acaba aqui.

2 comentários:

  1. Olá, tudo bem?! Me chamo Daniel e conheci seu blog agora. Me surpreendi, gostei bastante e já estou seguindo o blog e curtindo a fan-page no facebook.

    Quero muito ler ''Estilhaça-me''. Meu Deus, a editora NC tem muitos livros bons! Adorei a resenha, rsrs. Bem estruturada e completa ^^

    Abraços do Dan :)
    •bookdan.blogspot.com
    •facebook.com/leituradan
    •twitter.com/leitura_dan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Dan. Sim, a Novo Conceito tem ótimos livros. e vou conferir seu blog ;)

      Excluir