quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

[Resenha] Você Não é Invisível - Lázaro Ramos

Autor:
 Lázaro Ramos
Editora: Objetiva
Páginas: 112
Classificação: 4/5 estrelas
Compre: Amazon Brasil

Esta é a história de uma família em quarentena. Carlos e Vitória são irmãos e moram com o pai, mas só o encontram no fim do dia. Muito diferentes um do outro, se expressam cada um a seu modo. Porém, possuem uma mesma motivação: entender seu lugar no mundo.

Carlos vive trancado no quarto, gravando vídeos e áudios sobre si mesmo ou postando nas redes sociais. Já Vitória é mais do papel, escreve um diário e inventa contos de fadas num caderno antigo que era de sua mãe. Mesmo confinados, os irmãos vão trilhando seus caminhos com os recursos e instrumentos que possuem.

O autor explora os muitos jeitos que temos de nos comunicar e com linguagem ágil, esse livro nos ensina que, se temos de encarar nossos monstros, que o façamos com coragem, segurando na mão de quem nos ama e quer bem ― porque ninguém é, ou deveria se sentir, invisível.

Gatilhos: Racismo e violência.

Resenha:

"Naquele momento eles entenderam sobre irmandade. Aquela que nasce independente do sangue, aquela que faz com que as pessoas marchem juntas, se acolham, sorriam às vezes pelos motivos mais bobos."

Você Não é Invisível me ganhou de cara pela edição, cheia de ilustrações (de Oga Mendonça) e playlists. Mas foi ao começar a leitura que confirmei que essa história era bem mais que isso.



Todos os personagens foram muito bem desenvolvidos e humanizados por Lázaro Ramos. As peças vão se montando durante a leitura e explicando porque cada um age de sua forma, em especial Carrinho. Ele me irritou em vários momentos, mas essa é a beleza de personagens humanos e reais, e a forma como eles vão crescendo com o passar da leitura - e com ele não foi diferente. O autor também conseguiu passar perfeitamente o sentimento de solidão e lições sobre como pessoas pretas sofreram nos nossos antepassados, sem soar didático ou forçado.

O problema de Você Não É Invisível é ser muito curto. Tenho pouco menos de 100 páginas, o final acaba soando um pouco corrido, mas ainda assim vale a pena conhecer a história dessa família. A escrita de Lázaro é muito convidativa, por isso estou curioso para mais histórias dele no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário