sábado, 12 de março de 2022

[Resenha] Ás de Espadas - Faridah Abike-Iyimide

Autora:
Faridah Abike-Iyimide
Editora: Plataforma 21
Páginas: 448
Classificação: 3,5/5 estrelas
Título Original: Aces of Spades

Quando Chiamaka e Devon, alunos da Academia Particular Niveus, são selecionados como parte da alta hierarquia escolar e passam a ser chefes de turma, parece um excelente começo de ano para os dois. Afinal, isso representa muito em seus currículos para entrar em boas universidades.

Pouco tempo depois da importante nomeação, no entanto, alguém chamado “Ases” começa a enviar mensagens para todos os alunos da escola, revelando segredos dos dois jovens. São detalhes íntimos de suas vidas, ameaçando seus futuros planejados com tanto esforço.

E o que parecia apenas uma brincadeira de mau gosto rapidamente transforma-se em um jogo perigoso e assustador. Com todas as cartas contra eles, Chiamaka e Devon serão capazes de parar Ases?

Resenha:

"As pessoas odeiam mais serem chamadas de racistas do que o racismo em si."

Gatilhos: racismo, homofobia e relacionamentos tóxicos.

O ponto alto de Ás de Espadas foi Devon e Chiamaka, que cumpriram bem sua proposta. Ela é irritante no início (propositalmente), mas Faridah aos poucos vai nos mostrando que há mais por baixo de sua fachada. A autora não poupa os dois de derrotas, por isso é fácil torcer para que dê tudo certo com eles, principalmente Devon.


O problema, porém, foi no desenvolvimento da história. Por mais que eu entenda que Ases é só um plano de fundo para tratar a real mensagem do livro (realmente necessária), o suspense foi fraco, salvo algumas cenas. Faridah me surpreendeu em relação à identidade do stalker, mas ao analisar friamente os fatores em torno de sua existência e como Devon e Chiamaka foram escolhidos, ele se torna pouco crível - além de plots esquecidos ao longo da história.

Apesar dos pontos que me incomodaram, é inegável que Ás de Espadas tem um assunto atual, necessário e que precisa estar sempre em foco. Por isso, recomendo a leitura para quem tem interesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário