segunda-feira, 14 de março de 2022

[Resenha] Aristóteles e Dante Mergulham nas Águas do Mundo - Benjamin Alire Sáenz

Autor:
Benjamin Alire Sáenz
Editora: Seguinte
Páginas: 448
Classificação: 5/5 estrelas
Título Original: Aristotle and Dante Dive into the Waters of the World

A vida de Aristóteles mudou completamente desde que conheceu Dante Quintana. Com Dante, Ari aprendeu a achar graça nas pequenas coisas da vida e descobriu o coração enorme que tem, capaz de amar muitas pessoas ― inclusive outro garoto.

Agora, os dois estão prestes a começar o último ano do ensino médio e, mesmo sabendo que em breve terão que fazer escolhas importantes para o futuro, estão se abrindo para novos amigos, novos lugares e para as próprias famílias ― até que Ari sofre uma perda terrível e, mais do que nunca, precisará do apoio de Dante.

Resenha:

"Mas não dão lápis, canetas, nem tinta spray para garotos como Dante e eu. Querem que a gente leia, mas não querem que a gente escreva."

Gostei bastante de Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo, então estava curioso para essa continuação, principalmente porque o primeiro terminou no momento que a história parecia que ia ficar melhor.

Começando por Ari e Dante, foi perfeito acompanhar o crescimento dos dois e a evolução que eles e o relacionamento tiveram, principalmente de Ari, que é um personagem que me identifico bastante. Lê-lo é quase como estar me vendo em um espelho. Ironicamente, dessa vez foi Dante que me irritou um pouco mas isso só o tornou ainda melhor, pois Benjamin mostrou que ele também tem suas fraquezas e medos, deixando-o ainda mais real.

Além de ter uma das escritas mais sensíveis que já li, Benjamin também conseguiu fechar todos os plots em aberto do livro anterior, em especial o da transfobia, que foi bem problematizado há certo tempo. Ainda acho que poderia ter tido um foco bem maior sobre isso, mas pelo menos algo positivo foi feito ― e condizente com esse Ari mais maduro que foi apresentado.

De uma forma geral, me conectei com Aristóteles e Dante Mergulham nas Águas do Mundo bem mais do que com o primeiro, por isso se você gostou dele, recomendo a leitura dessa continuação. Foi muito bom rever Ari e Dante e sentir que, agora sim, a história deles está finalizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário