quarta-feira, 29 de setembro de 2021

[Resenha] Feitos de Sol - Vinícius Grossos

Autor:
Vinícius Grossos
Editora: Faro Editorial
Páginas: 256
Classificação: 4,5/5 estrelas
Título Original: Feitos de Sol

E se você soubesse que o mundo está prestes a acabar, qual seria o último momento que você gostaria de guardar para sempre? E se fosse sua última chance de seguir seu coração e descobrir um mundo novo de possibilidades? E se você encontrasse o verdadeiro amor prestes a enfrentar o bug do Milênio?

Essas eram algumas das dúvidas que Cícero tinha em mente, no auge de seus 15 anos e prestes a vivenciar a virada dos anos 2000. Mas tudo isso mudou no instante em que Vicente atravessou o seu caminho e colocou tudo de pernas para o ar.

Neste romance, vamos acompanhar os planos finais de dois meninos que viram suas vidas se entrelaçarem quando um grande desastre estava prestes a acontecer. Vicente, um jovem reprimido por uma família extremamente religiosa e conservadora. Cícero, um garoto criado apenas pela mãe com muito carinho, mas com enormes dúvidas quanto ao seu papel no mundo.

Unidos pelo destino em busca da última edição de uma revista da qual eram fãs, Vicente e Cícero vão descobrir o valor da amizade e do primeiro amor, o peso do ódio e do preconceito, e meio a momentos inesquecíveis em uma das décadas mais fantásticas: os anos 90. Um a história delicada e divertida sobre o primeiro amor e suas consequências.

Gatilhos: Homofobia; Abuso parental; Pessoas que, se vivessem no presente, seriam bolsominions

Resenha:

Até quando vale esperar pelo amor da sua vida?

Feitos de Sol foi meu terceiro contato com a escrita do Vini e, assim como as outras, amei essa leitura.

Cícero e Vicente foram ótimos personagens e formaram uma dupla linda, seja pela amizade ou pelo romance que desenvolvem ao longo da história. Mas, acima de tudo, é bonito ver o crescimento dos dois como pessoas em busca de seus lugares. Destaco também Emir, outra personagem maravilhosa.


Porém, há a parte dolorosa, pois existem fortes cenas de homofobia e abuso parental durante a leitura, que nos deixam querendo invadir o livro para salvar os personagens. Mas foram necessárias, ainda mais pelo contexto da história - que trouxe ainda uma ótima discussão sobre o que é Deus e suas leis e ensinamentos.

Queria ter mais respostas sobre o fim de certos personagens, mas isso não prejudicou a leitura. Feitos de Sol é uma leitura rápida e fluída, e que com certeza vai te deixar com um gostinho de quero mais.

PS: E se você gostar de Feitos de Sol, recomendo a leitura do conto "Quando Tudo Isso Acabar". Ele se passa cronologicamente após FDS e no mesmo universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário