quinta-feira, 15 de outubro de 2020

[Resenha] Reino de Cinzas - Sarah J. Maas

Autora:
Sarah J. Maas
Editora: Galera Record
Páginas: 938
Classificação: 4.5/5 estrelas
Título Original: Kingdom of Ash

Trancada em um caixão de ferro, Aelin luta para permanecer forte e resistir às torturas de Maeve, pois sabe que a sobrevivência de seu povo depende disso. Mas a cada dia que passa, parece mais difícil manter a determinação.

Em Terrasen, Aedion, Lysandra e seus aliados se esforçam para conter a ameaça iminente, porém a força dessa aliança pode não ser o suficiente para barrar as hordas de Erawan e proteger Terrasen da destruição total. Enquanto isso, do outro lado do oceano, Rowan não irá desistir de encontrar seu amor, sua parceira, sua rainha.

À medida que os fios do destino se entrelaçam no explosivo final da série Trono de Vidro, todos devem lutar se quiserem uma chance de sobreviver.

Nota: A resenha pode conter spoilers dos livros anteriores.

Resenha:

Uma princesa que deveria viver por mil anos. Deveria ser uma dávida. Mas agora é sua maldição.

E depois de pouco mais de dois anos - li o primeiro livro da série em Fevereiro de 2018 -, finalmente cheguei ao final de Trono de Vidro. Já disse em diversas resenhas que adoro os personagens e a mitologia da série, então mesmo querendo ver como tudo se finalizaria, também não queria me despedir. Mas era preciso, certo?

Os personagens continuam ótimos. Começando pelas mulheres, que sempre foram as melhores desenvolvidas na saga, todas têm o seu momento de brilhar e isso é semrpe ótimo. Gosto de todas - menos Nesryn, que sou bem indeferente, confesso -, então é até impossível escolher minha favorita aqui. Vou sentir falta de todas, em especial Aelin (mesmo eu gostando mais dela na época da Celaena), Yrene e Elide.

Agora sobre os homens, Dorian sempre foi o meu favorito e felizmente, é o que mais se destaca aqui, tendo uma grande importância para a guerra. Lorcan também é outro que gosto bastante e ele teve ótimas sequências. Mas Rowan não me desce, definitivamente. Esperava gostar dele, mas desde seu surgimento, o achei bem inútil e isso só se comprovava a cada volume (qual a história "dele"?). Seus comentários e ações aqui foram tão soníferas, que até Chaol - que era outro que eu não simpatizava mas conseguiu me fazer gostar um pouco dele a partir de Torre do Alvorecer - se destacou positivamente.

Minha única ressalva em relação a história é o começo. As primeiras 300 páginas foram extremamente lentas, em grande parte por alguns personagens secundários. Muitos deles não são interessantes, então não me importava muito com seus problemas. Mas fora isso, Sarah J. Maas conseguiu finalizar perfeitamente a série. Os personagens e casais tiveram os fins que mereceram e traçaram durante os sete livros.

Se você já leu outros volumes ou tem curiosidade por Trono de Vidro, eu mais que recomendo. Mesmo sendo um livro extenso sem necessidade - poderiam ter sido cortadas várias passagens das 938 páginas e não fariam falta -, Reino de Cinzas foi uma das melhores conclusões de fantasia que já li e estou curioso para futuras sagas de Sarah.

Série Completa:

#7 - Reino de Cinzas

Nenhum comentário:

Postar um comentário