sábado, 19 de setembro de 2020

[Resenha] Pânico - Lauren Oliver

Autora: Lauren Oliver
Editora: Verus
Páginas: 336
Classificação: 4/5 estrelas
Título Original: Panic

O Pânico começou como muitas coisas naquela cidadezinha claustrofóbica: era verão e não havia mais nada para fazer...

Heather jamais pensou em competir no Pânico, um jogo perigoso disputado pelos formandos do ensino médio, em que as apostas são altas e a recompensa é ainda maior. Ela nunca se considerou destemida, o tipo de pessoa que lutaria para se destacar. Mas, quando encontra algo — e alguém — por que lutar, descobre que é mais corajosa do que imaginava.

Dodge nunca teve medo do Pânico. O segredo que ele guarda vai servir de estímulo e levá-lo até o fim do jogo, ele tem certeza disso. O que Dodge não sabe é que ele não é o único com um segredo. Todo mundo tem um motivo para jogar.

Para Heather e Dodge, o jogo trará novas alianças, revelações inesperadas e a possibilidade do primeiro amor — e o conhecimento de que, às vezes, aquilo que tememos é o que mais precisamos. Pânico captura tanto a energia bruta do medo quanto a necessidade dolorosa de encontrar um lugar para pertencer, em uma narrativa envolvente de amizade, coragem e esperança.

Resenha:

Até onde você iria para escapar da sua vida?

Lauren Oliver é minha autora preferida, por isso sempre esperei muito pelo lançamento desse livro no Brasil – ele foi anunciado na contracapa de Desaparecidas, também lançado pela Verus, mas demorou anos até sair, de fato.

Gostei bastante de Dodge e Heather. O motivo que leva ele a entrar no Pânico é bem mais crível do que o dela, mas com o passar da história, Heather consegue motivos tão importantes quanto, o que fez Heather me conquistar mais – e me surpreender, já que acreditava que Dodge seria meu favorito. Natalie, por outro lado, me irritou bastante, principalmente no começo, por isso não me importei muito com ela; nem com Bishop.

Já sabia que a escrita de Lauren não seria tão poética quanto foi em Delírio e Antes Que Eu Vá, mas não fui um demérito, muito pelo contrário. Mesmo sem esse traço quase sempre presente em suas obras, as páginas voam pois ela nos envolve na história desde o início. Só queria ter visto mais do Pânico em si, pois os desafios são muito bons, mas uns acabam bem rápido, em especial o último – seu instante final, inclusive, foi uma das melhores cenas. Há, aliás, um conto que se passa antes desse livro e conta como o jogo surgiu, então fica a dica para quem também gostou dele.

Pânico foi uma ótima leitura, assim como todos os livros de Lauren que li até hoje. Agora estou ansioso para a série inspirada nele, que será lançada pelo Prime Video. Espero que seja tão bom quanto o livro e, principalmente, estenda mais o jogo, pois ele pode render muito, ainda mais visualmente. Quem já teve contato com outros livros da Lauren ou gostou de Nerve (filme ou livro), por exemplo, irá adorar esse também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário