Editora: Intrínseca
Páginas: 401
Classificação: 4/5 estrelas
Título Original: New Moon
Para Bella Swan, há uma coisa mais importante do que a própria vida - Edward Cullen. Mas estar apaixonada por um vampiro é ainda mais perigoso do que ela poderia ter imaginado.
Edward já resgatara Bella das garras de um monstro cruel, mas agora, quando o relacionamento ousado do casal ameaça tudo o que lhes é próximo e querido, eles percebem que seus problemas podem estar apenas começando.
Resenha:
“Estas alegrias violentas, têm fins violentos Falecendo no triunfo, como fogo e pólvora Que num beijo se consomem.” - Shakespeare.
Continuando com o projeto de reler todos os livros da série para ler Amanhecer e Vida e Morte (os únicos que não li até hoje), enfim chegou a hora de Lua Nova.
Algo que me incomoda é o fato de todo mundo falar que existe um triângulo amoroso na saga, quando é óbvio que não. Em todo livro/filme, Bella nos deixa cientes de que Edward é quem ela realmente ama e isso nunca foi posto à prova. O máximo que ela sente por Jake é carinho e gratidão por ele ter ajudado-a a enfrentar a perda de Edward. Essa amizade, inclusive, é muito bem desenvolvida aqui. Vemos realmente o quanto ela é criada e fortalecida com o passar do tempo, já que no filme parece que Bella procurou Jacob apenas para realizar ações imprudentes e ouvir a voz de Edward. Mesmo preferido Bella com Edward, gosto de Jacob e é interessante acompanhar todo seu plot em torno dos Quileutes.
Bella, por outro lado, me irritou bastante. Particularmente, gosto da personagem e a única coisa que me incomoda nela é o amor exagerado por Edward e sua mania de colocá-lo em um pedestal e se rebaixar à todo momento; então, esse volume foi sofrido, pois Bella faz burradas atrás de burradas para tentar conectar-se à ele. Edward, apesar de passar grande parte do livro sem aparecer, também continuou ok, como os demais personagens. Mas adorei Stephanie ter dado mais cenas à Jessica. Eu sei que ela não é lá a amiga que todos queremos ter, mas me diverto muitas vezes com esse seu lado falso. Temos ainda a introdução dos Volturi, que conseguem ser mais estranhos aqui do que na adaptação.
E Talvez por na época ter lido o mais rápido possível, não achei esse volume tedioso, mas ele é um pouco, sim. Apesar da amizade de Bella e Jacob ser bem trabalhada aqui, como eu já disse, chega em um ponto que já não aguentamos mais ver apenas cenas dos dois. O mesmo que ocorreu em Crepúsculo, aconteceu aqui: inúmeros momentos poderiam ter sido cortados do livro sem afetar em nada a trama principal. Em contrapartida, Stephanie consegue criar uma boa ambientação para a história, pois se a primeira nos passava uma sensação fria - similar aos vampiros -, aqui sentimos "calor", similar aos lobos.
No geral, Lua Nova é inferior ao primeiro, mas ainda assim vale a pena, caso você goste dos filmes ou tenha curiosidade em relação aos livros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário