sexta-feira, 7 de outubro de 2022

[Resenha] The Midnight Club - Christopher Pike

Autor:
Christopher Pike
Editora: Simon Pulse
Páginas: 224
Classificação: 4/5 estrelas
Título Original: The Midnight Club

Em um asilo para adolescentes com doenças terminais, cinco amigos - Ilonka, Kevin, Anya, Sandra e Spencer - formam o Clube da Meia-Noite.

Eles se encontram todas as noites para compartilhar histórias arrepiantes. Algumas são inventadas, outras verdadeiras. O mais estranho é uma mistura dos dois.

Até que, certa noite, durante a contação de histórias, os membros do clube fazem um pacto: o que morrer primeiro tentará contatar os outros do além. Mas o que os amigos não contavam era que um deles realmente morreria dias depois...

Resenha:

"Naquele minuto, Ilonka encontrou e perdeu algo precioso. 'Encontrou' porque ela o amou à primeira vista, e 'perdeu' porque ele era obviamente um paciente e presumivelmente iria morrer."

Se você chegou até The Midnight Club por conta da série da Netflix e na esperança de encontrar o terror da adaptação, você vai se decepcionar. Esse livro não é um suspense, mas sim um drama. Acho importante ressaltar porque o li também já sabendo disso, o que impediu uma decepção.

Mesmo sendo um livro curto, o que faz muitas coisas parecerem rasas e/ou corridas, Christopher Pike conseguiu construir uma trama e personagens melancólicos e nos fazer se importar com eles. As histórias contadas no Midnight Club são mais uma forma dos personagens se abrirem, com os amigos e com eles mesmos, e o final não foge da essência do livro - o que deixa tudo ainda mais triste. Meus favoritos foram Anya e Spencer, mas não diminui o quanto gostei de Ilonka, Kevin e Sandra.

Se eu dissesse que não queria ter visto o toque de terror estaria mentindo, mas ainda assim curti muito a leitura e acho que essa sempre foi a intenção do autor - o lance de ser um "suspense" foi mais do marketing da editora. Ainda não finalizei a série, mas pelos episódios que vi, Mike Flanagan fez um ótimo trabalho trazendo esse terror "faltante" junto com o drama. É visível que ele é mesmo fã da livro e do autor - como ressaltou em entrevistas - e seu respeito por essa "mitologia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário