quarta-feira, 10 de agosto de 2022

[Resenha] Jantar Secreto - Raphael Montes

Autor:
Raphael Montes
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 360
Classificação: 4,5/5 estrelas

Um grupo de jovens deixa uma pequena cidade no Paraná para viver no Rio de Janeiro. Eles alugam um apartamento em Copacabana e fazem o possível para pagar a faculdade e manter vivos seus sonhos de sucesso na capital fluminense. Mas o dinheiro está curto e o aluguel está vencido.

Para sair do buraco e manter o apartamento, os amigos adotam uma estratégia heterodoxa: arrecadar fundos por meio de jantares secretos, divulgados pela internet para uma clientela exclusiva da elite carioca. No cardápio: carne humana.

A partir daí, eles se envolvem numa espiral de crimes, descobrem uma rede de contrabando de corpos, matadouros clandestinos, grã-finos excêntricos e levam ao limite uma índole perversa que jamais imaginaram existir em cada um deles.

Resenha:

"Tudo na vida tem
Um começo
Um meio e
Um foda-se."

Raphael Montes tem muitas histórias que quero conhecer, mas Jantar Secreto sempre foi a que mais me despertou curiosidade. Por isso, nada mais justo que começar por ela.

Primeiro de tudo, Raphael merece elogios por escrever tão bem quatro personagens, como Dante, Miguel, Hugo e Leitão. O autor os desenvolve de forma que você se identifique e tenha pena de suas situações para depois mostrá-los extrapolando os limites do aceitáveis. Essa construção faz com que, por mais que não apoiemos as ações de alguns, a entendamos; enquanto outros despertam apenas nojo. Além dos quatro, temos Cora, que também tem uma ação parecida durante a leitura. Sua interação com Dante é bem legal.

A escrita do autor também é muito envolvente, e é possível terminar o livro em pouco tempo, mesmo com as diversas passagens grotescas e nojentas. E o livro tem muitas, desde gordofobia, tortura física e psicológica e canibalismo, mas tudo é bem encaixado na história, fazendo com que nada soe deslocado. Minha "reclamação" é apenas o final, que não me pegou totalmente porque eu já desconfiava em partes - apesar de haver algo que não previ.

Fora isso, Jantar Secreto foi uma leitora muito boa e agora estou ainda mais curioso por outros livros do Raphael. Se você gosta de suspense e thrillers policiais, vai adorar esse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário