segunda-feira, 3 de maio de 2021

[Resenha] Sol e Tormenta - Leigh Bardugo

Autora:
Leigh Bardugo
Editora: Gutenberg
Páginas: 365
Classificação: 3/5 estrelas
Título Original: Siege and Storm

Na continuação de Sombra e Ossos, Alina e Maly precisam fugir das garras do Darkling após o terrível confronto na Dobra das Sombras. Apesar de finalmente ter se reunido com a pessoa mais importante de sua vida e de se ver livre do controle de Darkling e das pressões da corte, Alina está atormentada pela culpa depois dos acontecimentos na Dobra.

Mas não há tempo para reflexões quando o seu principal objetivo é sobreviver. Nessa fuga frenética, em que precisa correr por sua vida e pelo destino de seu país, a Conjuradora do Sol acaba encontrando aliados – e inimigos – em figuras que nunca imaginou, como no corsário misterioso que é muito mais do que aparenta ser.

Por sua vez, o Darkling está mais poderoso e determinado do que nunca. Com seu novo poder aterrorizante e extremamente perigoso, ele não irá poupar esforços para encontrar Alina e conquistar o trono de Ravka. O cerco está se fechando.

Resenha:

"(...) ambos sabíamos a dura verdade. Fazemos o nosso melhor. Tentamos. E, geralmente, isso não faz a menor diferença."

Sempre tive curiosidade pelo Grishaverso, mas Sombra e Ossos foi bem mediano, o que me fez ficar receoso com essa continuação. Apesar disso, motivado pela série, a peguei.

Assim como no anterior, a história continua não me prendendo. Por mais que haja uma introdução maior da política do universo, me via regularmente desconectado da leitura - coisa que não aconteceu na série de TV, por exemplo, e ela foi bem fiel ao primeiro livro. Acho que grande parte disso se deve a narrativa de Leigh Bardugo, pois ela é muito descritiva em momentos desnecessários.

O ponto alto desse segundo foi Nikolai, sem sombra de dúvidas. Ele já se tornou o melhor personagem da trilogia para mim e gostei muito de suas cenas. Seguido por ele, vem o Darkling. Não havia gostado dele no primeiro livro (como vilão ou personagem), mas nesse segundo sua presença foi mais interessante. Mas Maly e Alina continuaram apenas "ok" para mim - mesmo que ainda possuam certos momentos irritantes, consigo entendê-los.

Infelizmente, apesar de uma melhora nos personagens, Sol e Tormenta não me motivou a concluir a trilogia e não lerei Ruína e Ascensão. Vi a série e gostei bastante (bem melhor que o livro, sem dúvidas), e quero ler Six of Crows pois sempre dizem ser melhor do que Grisha, então esse serão meus próximos contatos com o universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário