Editora: Paralela
Páginas: 524
Classificação: 2/5 estrelas
Título Original: After
Tessa, de 18 anos, sai de casa, onde mora com a mãe, para ir para a faculdade. Até então sua vida se resumia a estudar e ir ao cinema com o namorado doce que conheceu ainda criança.
No primeiro dia na faculdade, onde ela passa a dividir um quarto com uma amiga que adora festas, Tessa conhece Hardin, um jovem rude, tatuado e com piercings que implica com seu jeito de garota certinha.
Logo, no entanto, os dois se envolvem e Tessa, que era virgem, vê sua sexualidade aflorar. Tessa logo descobre que Hardin possui um passado cheio de fantasmas e os dois começam um relacionamento intenso e turbulento. Depois dele, ela nunca mais será a mesma.
Depois dele, ela nunca mais será a mesma.
Lembro que quando a Paralela anunciou After, fiquei bastante curioso para lê-lo, mas nunca o pegava de fato. Com o lançamento do filme e o intensivo das pessoas apontando o romance abusivo na história, e, particularmente, acho errado opinar sobre algo sem de fato conhecer; então isso foi um dos motivos, além da minha curiosidade, para ler o livro depois de toda a campanha contra ele. E, infelizmente, elas estavam certas.
O maior problema são os personagens. Por mais que Hardin seja realmente problemático e irritante, Tessa é tão quanto ele. É uma relação de toxicidade e abuso mútuo, o que torna impossível torcer pelos dois - ou até mesmo por eles individualmente. Mesmo torcendo para ela não aceitar tal situação, não foi uma torcida por ela em si, e sim por não apoiar ou querer qualquer forma de relação abusiva para alguém. E como o livro se resume 98% a essa relação com brigas à todo capítulo, a leitura é arrastada e provoca várias reações negativas - o que me fez desistir do mesmo na metade por meses e só voltar pouco tempo atrás e finalizá-lo de vez.