sábado, 9 de fevereiro de 2019

[Resenha] O Verão e a Cidade - Candace Bushnell

Autora: Candace Bushnell
Editora: Galera Record
Páginas: 412
Classificação: 4/5 estrelas
Título Original: City and the Summer

Em Nova York, os verões são mágicos. E Carrie está apaixonada - pela cidade, pelo clima, pelos vizinhos malucos do bairro, pelos brechós, pelas festas e, é claro, por um homem glamouroso que a faz perder o chão. Mas o melhor de tudo: ela está frequentando um curso de escrita criativa. Finalmente os primeiros passos para concretizar seu grande sonho!

Enquanto ficar em paz com seu passado vai se mostrando impraticável, Carrie percebe que ser alguém em Nova York é muito mais complicado do que imaginava. Ela sabe que não se livrou de seu lado provinciano, ainda é um 'passarinho,' como diz Samantha Jones, mas está se esforçando. O verão na Big Apple guarda muitas surpresas para Carrie. A questão é: ela vai sobreviver?

Nesta continuação de Os Diários de Carrie, Candace Bushnell usa mais uma vez seu humor inteligente e refinado para revelar como Carrie conheceu Samantha e Miranda e, consequentemente, mostrar como uma garota do interior se tornou um dos maiores ícones da cidade de Nova York e do nosso tempo.

Resenha:

A festa vai começar em Nova York.

Gosto bastante de The Carrie Diaries, então isso foi motivo suficiente para eu querer conhecer a duologia que inspirou a série - que, curiosamente, também só durou duas temporadas. O primeiro foi uma ótima leitura e me lembrou de vários momentos e a essência da série, mesmo com algumas mudanças, por isso queria logo ler a continuação.

Começando pelos personagens, Carrie continua ótima. É fácil torcer por ela, principalmente por sua determinação em realizar seus sonhos; assim como Samantha e toda sua confusão em torno de seu noivado. Ela me lembra muito a da série, por isso a adoro. Temos ainda o retorno de Maggie e Donna, personagens do livro anterior, mas a primeira continua chata e a segunda é bem rápida - apesar de ser bom revê-la. Mas fiquei bastante feliz pelo livro introduzir Miranda e Charlotte. Nunca vi Sex and the City, mas sei que elas são as duas últimas integrantes do quarteto com Carrie e Charlotte, e o spin-off não teve tempo de introduzi-las. Gostei das duas, apesar da participação de Charlotte ser menor.

Sobre a história, apesar de uma decaída em relação ao anterior, ainda assim foi interessante. Carrie começa um novo relacionamento, mas ele não convence, porque Bernard e ela não tem um pingo de química (diferente de Carrie e outro personagem ao longo da trama). E como ele toma boa parte do livro, a leitura torna-se cansativa em certos pontos. Porém, Candance se redime nos momentos de Carrie com Samantha e Miranda. São os melhores momentos da história e as três têm muitas conversas sobre feminismo, machismo e sonhos profissionais - temas ainda tabus, principalmente para mulheres, no ano em que a história se passa (anos 80). Há ainda a saga de Carrie em busca de sua carreira, que também rende cenas hilárias.

No geral, curti bastante essa continuação. Ela fez uma ótima conexão com o presente das personagens, além de encerrar a duologia de uma ótima forma. Quem gostava da série (seja a original ou o spin-off) ou quer ler livros com mulheres fortes e empoderadas, a duologia Os Diários de Carrie é uma ótima recomendação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário