terça-feira, 17 de julho de 2018

[Resenha] Prova de Fogo - James Dashner

Autor: James Dashner
Editora: Plataforma 21
Páginas: 400
Classificação: 5/5 estrelas
Título Original: Scorch Trials
Compre: Amazon Brasil

Depois de superarem os perigos mortais do Labirinto, Thomas e seus amigos acreditam que estão a salvo em uma nova realidade. Mas a aparente tranquilidade é interrompida quando são acordados no meio da noite por gritos lancinantes de criaturas disformes – os Cranks – que ameaçam devorá-los vivos.

Atordoados, os Clareanos descobrem que a salvação aparente na verdade pode ser outra armadilha, ainda pior que a Clareira e o Labirinto. E que as coisas não são o que aparentam. Para sobreviver nesse mundo hostil, eles terão de fazer uma travessia repleta de provas cruéis em um meio ambiente devastado, sem água, comida ou abrigo.

Calor causticante durante o dia, rajadas de vento gélido à noite, desolação e um ar irrespirável – no Deserto do novo mundo até mesmo a chuva é a promessa de uma morte agonizante. Eles, porém, não estão sozinhos – cada passo é espreitado por criaturas famintas e violentas, que atacam sem avisar. Manipulação, mentiras e traições cercam o caminho dos Clareanos, mas para Thomas a pior prova será ter de escolher em quem acreditar.

Nota: Esse é o segundo livro da série e a resenha contém spoilers do anterior.

Resenha:

O Labirinto foi só o começo... o pior está por vir.

Gostei muito de Correr ou Morrer, o que me deixou bastante animado para ler as continuações; então, assim que tive chance, comecei Prova de Fogo. E ele conseguiu ser tão bom quanto o primeiro!

Por ter alguns amigos que já leram a série, eu sabia que as mudanças maiores em relação aos filmes - que assisti antes - começavam a partir deste volume. Realmente existem várias, mas ainda assim, senti a essência do livro na adaptação, o que é bem mais importante. A história consegue nos prender ainda mais do que o primeiro, afinal o Deserto é um lugar hostil, cansativo e sem os produtos entregues "de bandeja" que os Clareanos recebiam no Labirinto. A inserção de um grupo B também foi positiva; além de descobrirmos mais sobre o Fulgor e a ligação entre Teresa e Thomas, pontos que chamam atenção após serem revelados no livro anterior.

Os novos personagens também são interessantes, principalmente Brenda. Apesar do triângulo que se forma entre Thomas, Teresa e ela, sua adição é importante para a história, então é fácil perdoar esse ponto. E os antigos conseguiram me conquistar mais. Em Correr ou Morrer, achei desnecessárias as crises que Minho e Newt deram com Thomas devido sua vontade de descobrir mais sobre o Labirinto, mas eles conseguem se redimir nessa continuação e finalmente senti a amizade que os três transmitem nos longas. Thomas também continua um ótimo protagonista, evoluindo cada vez mais. Já Teresa, diferente do filme, não está presente desde o início, mas sua participação é extremamente importante aqui.

E, por fim, mais uma vez, só tenho elogios para escrita de James. Continua instigante, com ótimas descrições e fazendo com que não queiramos largar o livro. E como em Correr ou Morrer, temos um final que nos deixa curioso para o livro seguinte. No geral, Prova de Fogo conseguiu manter o nível da série e não houve um ponto sequer que me incomodou, me conquistando ainda mais. Não vejo a hora de ler A Cura Mortal - que fecha essa trilogia inicial -  e os spin-offs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário