quinta-feira, 7 de junho de 2018

[Resenha] O Milésimo Andar - Katharine McGee

Autora: Katharine McGee
Editora: Rocco
Páginas: 416
Classificação: 4/5 estrelas
Título Original: The Thousandth Floor
Compre: Amazon Brasil

Com direitos de publicação vendidos para 28 países, várias semanas na lista dos mais vendidos do The New York Times e adaptação para a TV em desenvolvimento, O milésimo andar é a bem-sucedida estreia de Katharine McGee na literatura. Um romance young adult eletrizante que acompanha a vida de cinco jovens da elite de Manhattan em 2118.

Neste “Gossip Girl futurista”, uma torre de mil andares abriga os moradores de uma Nova York radiante, divididos de acordo com a sua posição social – os mais ricos ocupando os andares mais altos. Neste cenário de luxo high-tech, histórias e possibilidades que se esticam até o céu, Leda Cole, Eris Dodd-Radson, Rylin Myers, Watt Bakradi e Avery Fueler, a garota geneticamente preparada para ser perfeita que parece ter tudo o que deseja e vive no milésimo andar, tentam encontrar seu lugar no topo do mundo. Mas quando se chega tão alto assim, não há mais aonde ir além de para baixo.

Resenha:

Quanto mais alto você está, pior é a queda.

Assim que vi a capa de O Milésimo Andar e sua comparação com Gossip Girl, logo fiquei interessado pois gosto bastante dos livros e da série de TV; então, estava muito ansioso para começar essa leitura.

Começando pelos personagens, gostei muito de todos, principalmente de Eris e Rylin, que possuem as tramas mais interessantes desse primeiro livro, principalmente a de Eris. Qualquer informação sobre pode ser spoiler, então só adianto que é muito interessante acompanhar sua jornada. Além das duas, temos Avery, Atlas e Leda, que estão envolvidos em um triângulo amoroso, que se torna chato por colocar as duas uma contra a outra, em especial Leda. Seus pensamentos são bem mesquinhos - mesmo com seus dramas familiares - e é quase impossível crer que ela é mesmo tão amiga de Avery em vista de tudo que acha sobre a garota.

Há, ainda, Watt e Cord, que também possuem plots chamativos. O primeiro possui um segredo que pode colocá-lo em uma grande enrascada, enquanto o segundo tenta recomeçar a vida após a perda dos pais. É interessante, aliás, que todos têm problemas reais e difíceis, que não são levados na comicidade, como era feito com os personagens nos livros de Gossip Girl. Alguns são tratados superficialmente, claro, afinal são muitos tipos e esse tinha o trabalho de apresentar não só eles como esse universo, então acredito que serão mais desenvolvidos nos próximos volumes da trilogia.

E por falar no universo, a ambientação dele é muito bem feita pela autora, principalmente a Torre. É impossível não se pegar imaginando como ela seria se realmente existisse; assim como as novidades futurísticas que surgem durante o livro. A narração de Katharine McGee também nos pega e é impossível largar o livro; pois o fato da história ser narrada por vários pontos de vista deixa tudo mais dinâmico. Apesar disso, o livro não possui grandes reviravoltas, a não ser o mistério principal, sobre quem é a garota que caiu da Torre - que é bem interessante. É impossível identificar quem é a escolhida, pois conhecemos várias durante a leitura, sendo uma grande surpresa.

E o cliffhanger para o segundo livro me deixou extremamente curioso! Pena que a Rocco só deverá lançá-lo ano que vem. Quem gostou de Gossip Girl com certeza irá curtir a leitura, principalmente nas cem últimas páginas onde as reviravoltas realmente começam a acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário