domingo, 24 de setembro de 2017

[Resenha] Princesa Mecânica - Cassandra Clare

Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 434
Classificação: 4.5/5 estrelas
Título Original: Clockwork Princess

Neste volume, o mistério sobre Tessa Gray e o Magistrado continua. Mas enquanto luta para descobrir mais sobre o próprio passado, a moça se envolve cada vez mais num triângulo amoroso que pode trazer consequências nefastas para ela, seu noivo, seu verdadeiro amor e os habitantes do Submundo.

Nota: A resenha pode conter spoilers de Anjo Mecânico e Príncipe Mecânico, os volumes anteriores. Leia por sua conta e risco!

Resenha:

As Peças Infernais não têm pena. As Peças Infernais jamais deixarão de vir.

Estava receoso em relação à Princesa Mecânica, porque sempre vi comentários de que seu final era destruidor, então é impossível não imaginar o pior - principalmente quando você se apega aos personagens como foi o que aconteceu comigo lendo a trilogia.

Os personagens continuam muito bem desenvolvidos, principalmente Jem, com sua piora em relação ao vício em yin fen. Cassandra nos deixa aflitos com a possibilidade dele morrer a qualquer momento. E chega até a ser repetitivo elogiar como ela consegue tornar crível a relação de Jem e Will, mas esse laço cresce mais ainda nesse volume - se é que é possível. O fim do triângulo amoroso também é totalmente inesperado, nunca passou pela minha cabeça que isso pudesse acontecer; assim como a verdadeira origem de Tessa. É tudo muito bem arramado pela autora, que não deixa nenhuma ponta solta.


Os demais personagens também têm seus momentos, principalmente Cecily, que nos conquista assim como Will conquistou. Gosto muito da relação construída entre ela e um certo personagem. Só fiquei desapontado com o retorno raso de Jessamine, acredito que ela poderia ter sido mais explorada, apesar de entender que o contexto era necessário para a cena.

A escrita da Cassandra continua cada vez melhor, o que nos instiga a continuar a leitura - por mais que eu tenha demorado um pouco para finalizá-la, em comparação aos livros anteriores. Apesar disso, Princesa Mecânica foi uma leitura incrível, além de fechar a trilogia com chave de ouro. É perceptível o carinho e cuidado que Cassandra tem com a construção do mundo dos shadowhunters como um todo. Estou muito ansioso para ler a trilogia que ela irá escrever dos filhos de Tessa, pena que irá demorar. Mas se você tem curiosidade para com As Peças Infernais, comece o quanto antes! Você não vai se arrepender.

PS: Nas primeiras páginas do livro há uma árvore genealógica dos personagens e ela trás alguns spoilers do final (como quem fica com quem, os filhos...), então se você não quer nenhum tipo de informação, é interessante lê-la só após o epílogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário