segunda-feira, 21 de novembro de 2016

[Resenha] Gossip Girl - Eu Não Mentiria Para Você | Cecily Von Ziegesar

Autora: Cecily Von Ziegesar
Editora: Galera Record
Páginas: 236
Classificação: 4/5 estrelas
Título Original: Gossip Girl - Would I Lie to You

O verão está a toda e os jovens mais glamourosos de Nova York fogem do calor da cidade para se refrescar à beira da praia. Nos Hamptons, os ricos, belos e famosos se reúnem, enquanto o estilista Bailey Winter espera suas duas musas inspiradoras - Blair e Serena, é claro. Só mesmo o mundo da moda para unir essas beldades! E, coincidência das coincidências, Nate está esperando-as na casa ao lado... Isso é que é política de boa vizinhança! 

Enquanto isso, Dan e Vanessa continuam morando na mesma casa, mas tentando com todas as forças se manterem em quartos separados. Novas sensações e descobertas incríveis esperam os jovens mais interessantes de Nova York - e é claro que a Gossip Girl vai ficar de olho em tudo.

Nota: A resenha poderá conter spoilers dos livros anteriores (todos mencionados no final da resenha). Leia por sua conta e risco!

Resenha:

E quem diria que alguns segredos ainda permaneciam escondidos?

Lembro que quando eu vi esse livro pela primeira vez, estranhei seu tamanho, já que todos os livros da série possuem entre 300 e 330 páginas, enquanto ele tem apenas 236. Fiquei mais receoso ainda pois ao terminar Vai Sonhando, o volume anterior, fiquei questionando se a série já estava se perdendo na própria proposta; então esse livro ser mais curto não me fez vê-lo com bons olhos. Mas, felizmente, foi somente uma impressão e o livro diverte bastante, além de dar uma resposta que todos nós esperávamos desde o primeiro livro.

O começo desse décimo livro me lembrou bastante amizade de Blair e Serena nas duas primeiras temporadas da série, onde o foco das duas era se divertir em festas e coisas do tipo. Mais especificamente, me lembrou da viagem que todos fizeram para o Hamptons no começo da 2ª temporada. As famosas brigas por Nate dão uma pausa e as duas se unem ainda mais depois que duas garotas começam a imitá-las, e isso foi bem engraçado de acompanhar. Além disso, esse livro voltou a ter Serena como foco - como eu disse em várias resenhas passadas, os anteriores focavam mais em Blair -, o que, claro, eu adorei pois ela é minha personagem favorita.

No quinto livro, Cecily já havia começado a mostrar que esse lado "não ligo para nada, só quero curtir" da personagem não era totalmente verdade, e foi nesse que tivemos a prova definitiva. Foi triste ver todos esquecendo seu aniversário ou estando na festa apenas para beber e curtir, e não por Serena em si. Ainda seguindo a personagem, enfim descobrimos o porquê dela ter voltado para o Upper East Side, e aqui não foi pelo mesmo motivo que na série. Isso só me deixou com mais pena dela, ainda mais que quem leu a verdade nem foi a pessoa para quem ela escrevera. E Serena ainda foi responsável por outro plot twist. Quem diria que existia algo que a Gossip Girl não sabia, não é mesmo?! E o melhor: esse segredo é justamente da pessoa que ela mais adora falar em seu site. Até a própria anônima admitiu que, dessa vez, S está um passo à frente.

Blair, diferente de Serena, não teve grandes histórias nesse volume. Apenas lidou com as sósias dela e de Serena, e teve um revival com Nate. Já o herdeiro dos Archibald, por sua vez, além de tentar reconquistar a ex, enfrentou mais algum tempo de trabalhos para o ex-professor e, assim, conseguir se formar no colégio. Ele só não contava que encontraria mais problemas em sua nova moradia temporária. Felizmente, Vanessa foi bem mais aproveitada do que os dois! É incrível como é só ficar longe de Dan, que a personagem consegue plots engraçados. E dessa vez não foi diferente, com ela tendo que virar babá de gêmeos ricos. Ri em vários momentos quando ela estava cuidando das crianças, pena que não durou até o final do livro. Após isso, Vanessa se envolve em outro emprego que mesmo rendendo algumas risadas, não consegue chegar aos pés do primeiro.

Por fim, e menos importante, temos Dan em um plot novo e dessa vez questionando sua sexualidade após beijar um amigo em uma festa. Confesso que fiquei surpreso, afinal o máximo de gays que tivemos nos livros foi Chuck e ele não é lá totalmente gay. E mesmo sendo óbvio que Dan não é gay, foi engraçado ver todas as confusões que ele se envolveu por isso. Já valeu apenas por não ter sido tão chato quanto em todos os livros desde o terceiro (!!). Além disso, tivemos o retorno de Jenny, mesmo que por apenas e-mails. Também me surpreendeu, afinal a garota agora tem sua própria série de livros.

No geral, foi um volume muito bom. Já virou até repetitivo falar que a escrita da Cecily é fluída, sarcástica e prende o leitor, mas é apenas verdade. O total de páginas, no final, também não incomodou porque mostrou que não era preciso mais páginas de enrolação só para seguir o padrão de 300 da série. Se você acompanhou a série até aqui, Eu Não Mentiria Para Você vai ser um prato cheio, além de conseguir te deixar ansioso para o que vai acontecer entre o triângulo Serena-Nate-Blair.

---
#9 - Vai Sonhando 
#10 - Eu Não Mentiria Para Você

Nenhum comentário:

Postar um comentário