quarta-feira, 28 de outubro de 2015

[Resenha] Diários do Vampiro - O Retorno: Meia-Noite - L.J. Smith

Autora: L.J. Smith
Editora: Galera Record
Páginas: 400
Classificação: 3.5/5 estrelas
Título Original: The Vampire Diaries: The Return: Midnight

Elena conseguiu resgatar Stefan da terrível prisão em que ele se encontrava, mas de volta à Fell’s Church, ele está tão enfraquecido que mesmo o poderoso sangue da amada parece incapaz de devolver suas forças. 

Já Damon é alvo de uma magia muito poderosa, que o transforma em humano. Disposto a tudo para recuperar seu antigo poder, ele não hesita em enganar os amigos para conseguir o que quer, e nada vai impedi-lo de voltar à Dimensão das Trevas. Enquanto isso, o plano dos demônios kitsune enfim chega ao seu ápice e parece impossível conter o avanço da Última Meia-Noite.

Resenha:

A última Meia-Noite será mortal.

Depois de finalizar essa trilogia, posso afirmar o quanto ela foi um erro. Se os três primeiros livros foram excelentes e o quarto conseguiu se segurar - mesmo com os pontos negativos -, o mesmo não aconteceu com os de O Retorno. Todos livros dessa segunda trilogia chegaram em um ponto que foram extremamente arrastados e que eu não via a hora de chegar logo na última página.

Felizmente, Meia-Noite consegue ser menos pior que Almas Sombrias (foco no "menos pior") e até tem seus pontos positivos, como o foco em Fell's Church ser maior. No livro passado, esse plot (que é o único que se salvou nesses três livros) foi deixado de lado e autora focou-se em criar um quase romance de Damon e Elena - nem preciso dizer que isso, junto com as cenas desinteressantes, destruíram o livro, né? Mas aqui a maldição sobre as crianças é até bem explorada e você fica curioso para ver como tudo vai terminar. E a conclusão dessa história e a descoberta de quem estava por trás dos irmãos Shinichi e Misao me deixou de queixo caído, realmente não tinha desconfiado de tal personagem.

Mas enquanto essa trama é interessante, a autora continua insistindo em mandar os personagens para a tal Dimensão das Trevas e assim como no livro anterior, as cenas são desinteressantes - fato que faz a metade do livro ser chata, com o crescimento das cenas no local. Somente a cena final onde Elena e os outros enfrentam personagens chaves para um acontecimento é que é chamativa. Espero que com nos próximos livros essa dimensão seja esquecida o mais rápido possível.

Já os personagens em si continuam bem desenvolvidos, com exceção de Bonnie. O medo exagerado da personagem é extremamente irritante e toda hora ela está chorando e/ou desmaiando. Elena também tem momentos chatos para chamar de seus, principalmente quando cogita ficar com Stefan e Damon ao mesmo tempo (!!!). E também não me conformo que Stefan aceite isso tão facilmente, afinal foi por causa de algo assim que ele e Damon morreram. Já Sra. Flowers, Meredith e Matt são os que mais amadurecem nesse volume, devido a luta para salvar a cidade. Mas ainda assim, o melhor de todos é realmente Damon, que continua com suas ironias e frases de efeito.

Quando cheguei na última página do livro dei graças à Deus e, pelo menos por enquanto, me manterei longe da saga pois não tenho mais forças para aguentá-la. E nunca pensei que iria dizer isso, mas que bom que a editora tirou a história das mãos de L.J. Smith. Apesar de amar o modo como a autora trata os fãs da série com carinho, é claro que ela não estava fazendo bem para sua própria história com esses livros de mais de 400 páginas - a editora queria livros com menos páginas como os primeiros. Espero que os ghostwriters salvem a saga!

Saga Completa (até a trilogia O Retorno):
#3 - A Fúria
#4 - Reunião Sombria
#5 - Anoitecer
#6 - Almas Sombrias
#7 - Meia-Noite

Nenhum comentário:

Postar um comentário