terça-feira, 23 de junho de 2015

[Resenha] Cartas de Amor aos Mortos - Ava Dellaira

Autora: Ava Dellaira
Editora: Seguinte
Páginas: 344
Classificação: 5/5 estrelas Favoritado no Skoob
Título Original: Love Letters to the Dead

Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… apesar de ela jamais entregá-las à professora.

Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky.

Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.

Resenha:

“Todos nós queremos ser alguém, mas temos medo de descobrir que não somos tão bons quanto todo mundo imagina que somos.” - Laurel.

Eu adiei muito a leitura desse livro. Algo me dizia que seria mais do mesmo. Mas resolvi dar uma chance e comecei a leitura. No começo, não me envolvi com a história e até pensei em parar, mas com o passar das páginas, ela fluiu e ao finalizar o livro, pude comprovar que Cartas de Amor aos Mortos é um dos grandes destaques do gênero.

Meu maior problema para não me envolver com a leitura inicialmente foi a protagonista, Laurel. A achei bastante imatura e infantil no início, mas com o passar das cartas, fui me identificando com ela e entendendo melhor seus motivos para fazer o que fez durante a história. Mudei totalmente minha visão e a adorei!

quarta-feira, 17 de junho de 2015

[Resenha] Dente Por Dente - Jenny Han e Siobhan Vivian

Autoras: Jenny Han e Siobhan Vivian
Editora: Novo Conceito
Páginas: 510
Classificação: 4/5 estrelas
Título Original: Fire With Fire

Depois dos acontecimentos do homecoming, Reeve foi parar no hospital, com uma perna quebrada, e seu futuro como atleta está ameaçado. As meninas se sentem culpadas por toda a situação. Não esperavam que as consequências do plano fossem tão graves. Quase perderam o controle.

Já que Reeve está mais arrogante do que nunca, o jeito será aplicar nele uma dose do seu próprio veneno e esperar que aprenda a lição. O acidente no baile deixou marcas profundas na consciência de Lillia, Kat e Mary. Sentimentos como amizade, lealdade e ódio se misturam, questionamentos sobre limites... Alguns segredos são mais difíceis de guardar. 

Aliás, o que são essas coisas estranhas que estão acontecendo com Mary? À medida que Lillia, Kat e Mary descobrem verdades incômodas sobre os moradores da ilha, percebem também que não se conheciam como pensavam. Cada vez mais elas lidarão com o sentimento de que talvez tenham ido longe demais...

Nota: Essa resenha pode ter spoilers do primeiro livro, Olho Por Olho.

Resenha:

Depois que a chama acende, só resta deixar o fogo arder...

Me surpreendi bastante com Olho Por Olho, e assim que terminei de lê-lo, comecei logo a continuação porque precisava saber as consequências que o baile iria causar. Confesso que fiquei meio receoso com o tamanho do livro, afinal ele tem 520 páginas - e ainda há um terceiro e último livro - e a trama poderia ficar arrastada por não ter história suficiente para isso. Mas me surpreendi e vi que tem para esse e muito mais!

A parceria de Jenny Han e Siobhan Vivian deu muito certo nessa trilogia e Dente por Dente não perde o ritmo. Até quando ela começa a se concentrar em um romance de Lillia e um certo personagem aí - que eu odiei, vale ressaltar -, porque você fica esperando que a bomba estoure a cada segundo. E quando isso aconteceu, não descansei enquanto não finalizei a leitura, que claro me deixou necessitando o terceiro livro. E achei interessante que as autoras optaram por cada uma das meninas ser um pouco mais protagonista em cada livro. No primeiro, era Kat; enquanto nesse é Lillia - que, felizmente, perdeu a superficialidade do livro anterior e revelou um triste segredo - e o próximo deverá ser Mary.

quarta-feira, 10 de junho de 2015

[Resenha] Olho Por Olho - Jenny Han e Siobhan Vivian

Autoras: Jenny Han e Siobhan Vivian
Editora: Novo Conceito
Páginas: 320
Classificação: 4/5 estrelas
Título Original: Burn for Burn

Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena… 

Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho…

No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do “aqui se faz, aqui se paga” poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos. Deixe-se levar por uma genuína história sobre o certo e o errado, o justo e o injustificável e procure entender — se possível — os verdadeiros motivos que transformaram estas três meninas. Dramático, honesto e fascinante, este é um livro que ultrapassa todas as expectativas!

Resenha:

Garotas crescidas não choram. Elas acertam as contas!

Meu sentimento com esse livro antes de lê-lo era bastante bipolar. Havia adorado a capa e a premissa da história, pois adoro vinganças; ao mesmo tempo que achava que a história seria apenas mais do mesmo. Mas devido a promoção da Novo Conceito de vários títulos por apenas 9,90 me surpreendi com esse e sua continuação por esse valor e comprei os dois. E devo dizer, não me arrependi.

Sim, a história tem vários clichês que já vimos em vários filmes de brigas adolescentes como Meninas Malvadas, mas são esses clichês que nos deixam curiosos para saber de que modo será a próxima vingança das meninas - e isso me fez terminar o livro em um dia. E na minha opinião, dois dos três "vilões" realmente merecem tudo o que as meninas fazem, e muito mais. Não vou ser falso moralista e dizer que elas poderiam seguir outro caminho sem ser uma vingança. Eles destruíram a vida social de duas delas, nada mais justo que pagarem na mesma moeda. É a lei da ação e reação.

[Resenha] Conquista - Ally Condie

Autora: Ally Condie
Editora: Suma de Letras
Páginas: 360
Classificação: 3.5/5 estrelas
Título Original: Reached

Depois da fuga para as Províncias Exteriores, a vida de Cassia Reyes nunca mais foi a mesma. Todos os problemas que passou e a busca que empreendeu em Travessia pareciam tê-la levado ao lugar certo: à Insurreição, ao lado de Ky.

Mas as coisas não saíram exatamente como o esperado e Cassia foi mandada de volta à Sociedade. Longe de Ky, longe da família, longe de Xander. E, de repente, todos eram parte de algo muito maior, algo além do controle e algo sem volta… O fim da Sociedade estava próximo.

Em um momento todos estavam desempenhando seus papéis às escuras, na expectativa do grande dia. No momento seguinte, todos estavam prontos para derrubar o sistema e mudar de vida. Só que as coisas não são tão fáceis como poderiam parecer. Ao contrário, a praga que deveria ser o mais importante aliado dos revolucionários pode se tornar sua maior ameaça.

Nota: Esse é o último livro da trilogia e essa resenha pode conter spoilers de Destino e Travessia

Resenha:

Me perguntando quem flopou mais rápido: a Sociedade ou a trilogia.

Não é novidade que eu não sou grande fã dessa trilogia. Não achei Destino tão bom assim e Travessia foi pior. Mas eu tenho um sério "problema" de não abandonar séries mesmo que eu não goste, sempre com a experiência de melhora no próximo livro - quando eu abandono é porque realmente não tem jeito e eu sei que, pelo menos pra mim, não vai melhorar. E como Conquista é o último dessa trilogia, resolvi finalizá-la.

Infelizmente é definitivo, e essa série não me desceu. O começo desse volume foi tão arrastado quando Travessia, e só depois da metade ele começou a me deixar curioso com o que poderia acontecer. E isso tudo porque Ky, meu personagem favorito, acabou ficando em perigo. O resto passou por inúmeros perigos e não me preocupei com nenhum, para vocês terem ideia.

Mas confesso que achei interessante esse livro ter a narração dividida entre Ky, Cassia e Xander, pois quanto mais personagens no centro, mais visões temos de determinados assuntos. E a narração de Ally Condie também foi melhor do que nos dois anteriores. Já tinha notado que ela escreve o livro como uma poesia, e isso só ficou mais explícito nesse livro. E em um determinado momento, onde Cassia diz que mesmo amando Ky, sempre vai ter momentos que foi com Xander que ela viveu e sempre vai lembrar dele quando os fizer novamente. Achei isso muito bonito e é a mais pura verdade. Mas infelizmente, os personagens não tem força para segurar sua história. Até Ky ficou chato em boa parte desse livro.

E outro ponto que me deixou bastante frustrado foi não ter visto a queda da Sociedade, momento que estávamos esperando desde o primeiro livro e o máximo que recebemos é "a Sociedade foi destruída pela Insurreição, agora vamos ser felizes". Também descobrimos que um personagem mencionado em livros anteriores está vivo, mas ele sequer aparece - e a autora deixa inúmeras esperanças de seu retorno durante a leitura. Além do final da história, que passou uma sensação de vazia, como se algo faltasse.

É, a trilogia Destino não conseguiu me ganhar em nenhum ponto, seja distópia, romance - apesar de gostar bastante de Ky e Cassia, eles mal se encontram no livro antes dos capítulos finais, drama, enfim. Não é uma trilogia que eu recomendaria para ninguém, mas vai de cada um se arriscar. Só espero que o fim da Sociedade seja mostrado no filme que a Disney está produzindo. Se é que esse filme vai sair algum dia...

Trilogia Completa:
#1 - Destino
#2 - Travessia
#3 - Conquista