sábado, 28 de fevereiro de 2015

[Resenha] A Culpa é das Estrelas - John Green

Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Páginas: 288
Classificação: 5/5 estrelas (Favorito no Skoob)
Título Original: The Fault Is Our Stars

Nota: Essa resenha foi escrita em Maio de 2014.

Resenha:

''A Culpa, meu caro Bruto, não é de nossas estrelas / Mas de nós mesmos, que consentimos em ser inferiores''. - Júlio César, de Shakespeare.

É quase impossível que você não tenha se deparado com o livro A Culpa é das Estrelas. Seja já tendo lido ou por amigos ou pessoas comentando e/ou lendo em qualquer lugar, pois o livro virou modinha. Isso ter acontecido já me deixou com um pé atrás, pois quando algo vira modinha, as pessoas tendem a aumentar as coisas, classificar o mesmo como o melhor livro do mundo, e quando lemos, vemos que não é isso tudo. E para piorar, ainda recebi spoiler sobre o final. Mesmo assim não desisti da leitura e fui até o fim, principalmente quando confirmaram Shailene Woodley no filme, afinal eu a amo desde The Secret Life of American Teenager.

E que bom que eu não desisti do livro pois ele é muito bom. Muito bom mesmo! A história é aquela que vocês já devem conhecer: o livro narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas..

Mas a história não é dramática todo o tempo, muito pelo contrário. O foco do livro é o fato de Hazel já ter aceitado o seu destino, afinal, seu câncer é terminal, então podem esperar piadas de humor negro sobre o câncer. É impossível não rir em quase todas. A única preocupação de Hazel é o mal que sua morte vai causar aos pais, já que desde que descobriram o câncer, eles passaram a dedicar toda a vida à menina. E, claro, a Gus, já que para Hazel, ela é uma granada prester a explodir.

Pensei que não conseguiria me envolver muito por saber o fim da história, mais foi impossível. A sintonia que eles têm é mesmo incrível e vale acrescentar que Shailene e Ansel Elgort conseguiram passar muito bem essa sintonia no filme. TODAS as cenas dois dois são boas, sem exceção. E mesmo Hazel sendo a personagem principal, Gus é meu favorito. Ele tem, de longe, as melhores piadas da história. A reviravolta na história é um baque e é impossível não sentir pena dos dois. A minha cena preferida é a do posto de gasolina e a do discurso, foram muito bem construídas pelo John.

Outra coisa que também puxa bastante a curiosidade do autor é saber o fim de Uma Aflição Imperial, o livro preferido de Hazel. Ele termina sem um final e o sonho dela é entrar em contato com o autor da obra, Peter Van Houten, para que ele lhe revele o que aconteceu com os personagens. Enfim, A Culpa é das Estrelas é um bom livro e se tornou um dos meus favoritos pois me surpreendeu bastante quando eu esperava uma sequência de clichês. Recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário