quinta-feira, 9 de março de 2023

[Resenha] Mil Batidas do Coração - Kiera Cass

Autora:
Kiera Cass
Editora: Seguinte
Páginas: 496
Classificação: 4/5 estrelas
Título Original: A Thousand Heartbeats
Compre: Amazon Brasil

Annika sempre viveu rodeada pelos confortos da realeza, mas nenhum luxo é capaz de mudar o fato de que ela não pode tomar decisões sobre a própria vida. Afinal, depois que o rei, seu pai, perdeu a esposa, ele se tornou um homem calculista, insistindo para que Annika aceite um casamento arranjado. O amor, para ela, virou uma questão política.

Enquanto isso, longe dali, qualquer mínimo conforto é um milagre na vida de Lennox. O jovem dedica sua vida ao exército de seu povo na esperança de um dia retomar o trono que foi roubado deles e vingar a morte do pai. Para Lennox, o amor não passa de uma indesejada distração na sua luta por justiça.

Mas quando o destino desses jovens inimigos se cruza de maneira inesperada, será que eles serão capazes de resistir ao sentimento em nome de seus reinos? Ou vão se entregar ao som de mil batidas do coração?

Resenha:

"- Mesmo em lugares sombrios, mesmo no meio da guerra, às vezes há quem encontre luz em outra pessoa."

O ponto alto do livro foi a construção de Annika e Lennox. Os dois foram muito bem desenvolvidos por Kiera e as decisões que eles tomam fazem muito sentido dentro do contexto do universo. Confesso que Lennox me irritou diversas vezes, pois sua passividade em algumas situações extrapolava o aceitável, mas como eu disse, entendi o contexto. Já Annika nunca errou e se errou foi tentando acertar!

quarta-feira, 8 de março de 2023

[Resenha] Torto Arado - Itamar Vieira Junior

Autor:
Itamar Vieira Junior
Editora: Todavia
Páginas: 264
Classificação: 4,5/5 estrelas
Compre: Amazon

Nas profundezas do sertão baiano, as irmãs Bibiana e Belonísia encontram uma velha e misteriosa faca na mala guardada sob a cama da avó. Ocorre então um acidente. E para sempre suas vidas estarão ligadas, a ponto de uma precisar ser a voz da outra.

Numa trama conduzida com maestria e com uma prosa melodiosa, o romance conta uma história de vida e morte, de combate e redenção. Um texto épico e lírico, realista e mágico que revela, para além de sua trama, um poderoso elemento de insubordinação social.

Resenha:

"— No meu peito mora Água Negra, não no documento da fazenda da senhora e de seu marido. Vocês podem até me arrancar dela como uma erva ruim, mas não irão arrancar a terra de mim."

Fui conquistado por Torto Arado desde a primeira frase, literalmente. É um livro que já começa com uma impactante cena, e aos poucos nos apresenta a vida de Belonisia - minha favorita - e Bibiana. A construção em torno da relação das irmãs (e das duas individualmente) é palpável, assim como as com os demais personagens.

E por mais que seja curto, Torto Arado é um livro cru e denso. Por isso, é normal demorar a lê-lo, porque são muitos momentos pesados e é impossível não se sentir mal pelos personagens. Em especial porque sabemos que diversas pessoas passaram e passam pelo mesmo na vida real. Itamar Vieira Junior os tratou com respeito e verdade.

O único ponto negativo foi a terceira narração. Não consegui me apegar tanto a ela quanto a das irmãs - mesmo que aconteçam diversas sequências mais caóticas justamente nessa parte. Mas isso não tira o brilho de Torto Arado e de quanto a história é forte, necessária e merece ser lida.

terça-feira, 7 de março de 2023

[Resenha] Fumaça Branca - Tiffany D. Jackson

Autora:
Tiffany D. Jackson
Editora: Seguinte
Páginas: 320
Classificação: 3/5 estrelas
Título Original: White Smoke
Compre: Amazon Brasil

Mari não vê a hora de recomeçar. Prestes a se mudar com a família para uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos, tudo o que a garota quer é esquecer dos traumas e acreditar que o futuro lhe reserva algo melhor.

Porém, assim que chega a Cedarville, Mari nota que o lugar é um pouco estranho. Os vizinhos aparentam esconder algum segredo, e a casa onde a família vai morar ― uma construção antiga, enorme e suntuosa ― parece não receber bem os novos habitantes. Quando coisas incomuns começam a acontecer, como luzes que se apagam do nada e objetos que desaparecem, Mari se vê envolvida em uma perigosa teia de mistérios.

Mas talvez seja tudo fruto da sua imaginação. Afinal, se o pior já ficou para trás, nada mais pode dar errado… Ou pode?

Resenha:

"- E não dá pra crescer onde não te querem."

O ponto negativo de Fumaça Branca é a justamente o suspense em relação a casa. As sequências envolvendo os fantasmas são as mais clichês possíveis e nunca despertam uma real tensão. E falando em clichês, quase todos os personagens são esteriotipados: você já sabe qual vai ser a reação dos pais, da irmãzinha que, de alguma forma, vai ser alvo dos espíritos etc.