Editora: Alt
Páginas: 288
Classificação: 4,5/5 estrelas
Título Original: Five Feet Apart
Stella Grant gosta de controle. Ela parece uma adolescente típica, mas em sua rotina há listas de tarefas e inúmeros remédios que deve tomar para controlar a fibrose cística, doença crônica que impede que seus pulmões funcionem como deveriam. Para conseguir um transplante, ela precisa seguir seu tratamento e eliminar qualquer chance de infecção, o que significa ficar a pelo menos seis passos de outros pacientes com a doença – sem exceção.
Will Newman não dá a mínima para o novo tratamento experimental para o qual foi selecionado. Prestes a completar dezoito anos, ele mal pode esperar para finalmente se livrar das máquinas e hospitais, usando o pouco de vida que ainda lhe resta para conhecer o mundo.
Stella e Will são muito diferentes. Ao mesmo tempo, sua doença não é a única coisa que os une. Eles não podem se aproximar, mas, conforme sua conexão aumenta, os seis passos entre eles passam a ser insuportáveis. E se pudessem quebrar as regras? Cinco passos são tão perigosos quanto perder um grande amor?
Resenha:
"Nunca entendi a importância do toque... Até não poder tê-lo."
Desde que o trailer de A Cinco Passos de Você foi lançado, fiquei curioso por ele e pelo livro, apesar de ter demorado um pouco para enfim pegá-lo e ler. Mas após fazer, entre o final de 2020 e o começo de 2021, fiquei muito feliz de começar o ano com uma leitura tão boa e envolvente.
Os personagens são todos carismáticos e bem desenvolvidos. É até difícil dizer qual o meu favorito, pois mesmo Stella e Will sendo os protagonistas, os demais ganharam tanto destaque quanto, em especial Poe. A amizade dele com Stella (e com Will, posteriormente) é muito bonita, assim como o romance da garota com Will. Apesar de Stella e Will serem arquétipos do gênero - ela a mocinha controlada e ele, o sarcástico e que não liga para regras -, há motivos para ambas personalidades e elas se encaixam com os dois.
Também foi interessante conhecer a fibrose cística, já que não fazia ideia sobre a mesma e os autores nos dão diversas informações sobre a doença. Por isso, nos preocupamos a todo momento com a saúde dos personagens, que é extremamente fraca - e, claro, rende diversas sequências desesperadoras. Uma especial com Stella e "um abraço" é dilacerante. Apesar de ser um livro curto, com menos de 288 páginas, ele consegue emocionar e surpreender em certos momentos.
Descobri há pouco tempo que o livro é uma adaptação do roteiro do filme, então há pouquíssimas mudanças - ainda assim, existem surpresas. Porém, Rachael Lippincott conseguiu transformar o texto de Mikki Daughtry e Tobias Iaconis em um ótimo romance e sua escrita é muito envolvente. A Cinco Passos de Você é mais do que recomendado para quem gosta de livros desse "nicho". E, claro, vejam o filme. Ambos são um bom complemento um para o outro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário