domingo, 5 de julho de 2020

[Resenha] Aos Dezessete Anos - Ava Dellaira

Autora: Ava Dellaira
Editora: Seguinte
Páginas: 444
Classificação: 5/5 estrelas
Título Original: In Search of Us

Em seu novo romance arrebatador, Ava Dellaira apresenta uma mãe e uma filha que precisam compreender o passado para poder seguir em frente.

Quando tinha dezessete anos, Marilyn viveu um amor intenso, mas acabou seguindo seu próprio caminho e criando uma filha sozinha. Angie, por sua vez, é mestiça e sempre quis saber mais sobre a família do pai e sua ascendência negra, mas tudo o que sua mãe contou foi que ele morreu num acidente de carro antes de ela nascer.

Quando Angie descobre indícios de que seu pai pode estar vivo, ela viaja para Los Angeles atrás de seu paradeiro, acompanhada de seu ex-namorado, Sam. Em sua busca, Angie vai descobrir mais sobre sua mãe, sobre o que aconteceu com seu pai e, principalmente, sobre si mesma.

Resenha:

"Todo mundo tem um universo inteiro dentro de si."

Cartas de Amor aos Mortos é um dos meus livros favoritos, por isso fiquei muito ansioso quando Ava Dellaira anunciou esse novo livro. E ao finalizar a leitura de Aos Dezessete Anos, comprovei o quanto ele é tão bom quanto seu primeiro.

Me encantei profundamente com Marilyn e Angie. Aos poucos, as peças da história vão se encaixando e esse sentimento pelas duas cresce, principalmente por Marilyn, que teve as partes mais interessantes da história e me deixava ansioso por seus capítulos, para descobrir o porquê de seu término com James. Ainda assim, as de Angie e sua saga para se descobrir no mundo também foram ótimas e bem desenvolvidas.


A escrita de Ava Dellaira continua sensível e envolvente. Além disso, temos diversas questões importantes discutidas na história, em especial o racismo — o que foi ainda mais forte para mim, por lê-lo em Junho, durante todos os protestos contra violência racial —, devido ao romance inter-racial entre Marilyn e James em plenos anos 90. E apesar de ser um livro delicado, esses momentos são reais e crus, iguais à realidade e nos deixando sem palavras.

Aos Dezessete Anos é uma linda história sobre autoconhecimento, perdão e segundas chances — para si mesmo e para as pessoas ao redor. São quase 500 páginas, mas que nem parecem 200, devido a fluidez da leitura. Quem gostou de Cartas de Amor aos Mortos, com certeza irá amar este. Não vejo a hora de ler futuras obras de Ava.

PS: O livro possui gatilho para tentativa de estupro, em uma rápida cena. Não é nada gráfico, mas acho importante ressaltar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário