Autora: Maggie Stiefvater
Editora: Agir Now
Páginas: 344
Classificação: 3/5 estrelas
Título Original: Shiver
O frio. Grace passou anos observando os lobos no bosque próximo à sua casa. Um deles, um belo lobo de olhos amarelos, a observa também. Ele parece familiar, mas ela não sabe por quê.
O calor. Sam vive duas vidas. Como lobo, ele é um companheiro silencioso da garota que ama. E, por um curto período a cada ano, ele é humano, embora nunca tenha coragem suficiente para falar com Grace… até agora.
O calafrio. Para Grace e Sam, o amor sempre foi mantido a distância. Mas, uma vez revelado, não pode ser negado. Sam precisa lutar para continuar humano, e Grace precisa lutar para ficar ao seu lado — mesmo que isso signifique enfrentar os traumas do passado, a fragilidade do presente e as impossibilidades do futuro.
Resenha:
O frio. O calor. O calafrio.
Desde que vi sobre Os Garotos Corvos e Os Lobos de Mercy Falls, de Maggie Stiefvater, fiquei curioso por ambas séries. Ainda não tive chance de ler a primeira, mas há pouco tempo encontrei três dos quatro livros de Os Lobos... por um ótimo preço e logo o comprei. E talvez por estar com as expectativas tão altas, não foi uma boa experiência.
O maior problema de Calafrio é a falta de uma história mais chamativa. Apesar de inicialmente despertar atenção, o plot dos lobos é quase esquecido para focar no romance de Grace e Sam e nos momentos que volta a ser o foco, mostra-se desinteressante e bobo. Com isso, o foco é quase todo no romance dos dois, que até possuem química e é até compreensível a tentativa de Maggie de nos fazer torcer por eles, mas torna a leitura arrastada e cansativa em muitos momentos.
Entretanto, seus problemas pessoais são fortes e com potencial. Grace é uma boa protagonista e até é fácil torcer por ela, mas Sam ganha todo o destaque. Sua história é bem triste e, dadas as suas proporções, parecida com a de Grace, que sofre com o excesso de ausência dos pais. Esse descuido dos dois com a garota, inclusive, é extremamente irritante mas faz todo o sentido no fim. Os demais personagens têm alguns momentos, mas destaco Isabel. Ela foi, sem dúvidas, a maior surpresa entre os secundários.
No geral, Calafrio foi uma leitura mediana. Ainda tenho curiosidade por Os Garotos Corvos, mas Os Lobos... não funcionou comigo. Espero que a escrita de Maggie na outra série seja melhor pois também tive problemas com ela aqui; achei algumas passagens confusas, principalmente envolvendo os lobos. Pelo que li dos livros seguintes, todos seguem a mesma fórmula de focar mais no romance dos casais do que na mitologia em si, por isso perdi o interesse. Mas se você gosta de fantasias nessa fórmula, talvez se surpreenda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário