segunda-feira, 20 de maio de 2019

[Resenha] Antes Que as Luzes Se Apaguem - Jay Asher

Autor: Jay Asher
Editora: Astral Cultural
Páginas: 256
Classificação: 5/5 estrelas
Título Original: What Light

Por que colocar meu coração em algo que o destino simplesmente vai separar na manhã de Natal? Sierra e sua família vivem duas vidas: uma no Oregon e outra na Califórnia, durante as festas de fim de ano. Eles são donos de uma fazenda de árvores de Natal, mas este pode ser o último ano de Sierra na Califórnia com Heather, uma de suas melhores amigas.

As coisas parecem sair de controle quando Caleb, dono de um belo sorriso acompanhado de uma covinha, surge em busca de uma árvore. O que deveria ser apenas um “romance de Natal”, torna-se algo muito mais profundo.

Apesar de sua aparência, os boatos que rondam Caleb sobre seu passado não são tão belos – e muito menos confiáveis –, fazendo com que Sierra precise tomar decisões sobre em quem ela deve confiar e até mesmo confrontar seus pais. Mesmo com tudo conspirando para que as luzes do último Natal de Sierra na Califórnia se apaguem, Caleb e ela aprenderão como contornar todas as situações.

Resenha:

"Mas preciso acreditar que todo mundo pode ter um dia ruim." - Pág. 115.

Os 13 Porquês é um dos meus livros preferido - se não o preferido - da vida, então estava muito ansioso para ler outros do Jay Asher e solicitei Antes Que As Luzes se Apaguem com a Astral assim que pude.

Eu amei todos os personagens! Tirando os "vilões", todos os demais têm qualidades e nos fazem torcer por eles, principalmente Sierra e Caleb. Ela é uma ótima protagonista e nos identificamos com ela bem rápido - torcendo, assim, para o problema de sua família ser resolvido -, mas Caleb foi muito bem desenvolvido. É perceptível sua tentativa em ser uma pessoa melhor, rendendo cenas que nos deixam com um sorriso no rosto. Adorei o romance dos dois e há tempos que não me apegava tão rápido a um casal de um stand alone. Heather, a melhor amiga de Sierra na cidade, também é ótima e nos faz rir em diversos momentos; assim como suas amigas de Oregon, Rachel e Elizabeth.

quinta-feira, 16 de maio de 2019

[Resenha] Stars - As Estrelas Entre Nós | Anna Todd

Autora: Anna Todd
Editora: Astral Cultural
Páginas: 304
Classificação: 4/5 estrelas
Título Original: The Brightest Stars

Karina sempre soube o quão difícil é a vida militar, desde a convivência com seu pai militar até mesmo a infância e a juventude dentro de uma base. Depois de tantos anos de rigidez, ela aprendeu que guerras nunca terminam, elas sempre deixam marcas inimagináveis e causam feridas naqueles que estão à espera de seus entes queridos.

Com a intenção de se dedicar à sua carreira de massagista e finalmente ser livre, Karina compra uma casa fora da base militar. Porém, Kael, um cliente misterioso e de poucas palavras, surge em sua vida e desperta mais do que apenas a sua curiosidade, fazendo com que ela mude todos os seus planos.

Aos poucos, Karina percebe que Kael carrega consigo muito mais do que dois períodos no Afeganistão. A carga de Kael e suas mentiras são muito maiores do que Karina é capaz de suportar, levando-a até mesmo a desconfiar de seus sentimentos e intuição.

Resenha:

"As estrelas mais brilhantes se consomem mais rápido, e temos que amá-las enquanto podemos."

Stars não foi meu primeiro contato com Anna Todd. Li After há pouco tempo e não foi lá uma das leituras mais agradáveis. Mas ainda assim, na época em que este livro foi lançado, a história me chamou bastante atenção, por isso o solicitei com a Editora Astral Cultural.

Diferente de After, conseguimos, sim, nos envolver e torcer pelos personagens. Confesso que tinha um certo receio de Anna seguir a mesma fórmula da primeira série, querendo justificar e romantizar atitudes abusivas dos personagens, mas isso não acontece - eles não possuem essas atitudes, vale deixar claro. Karina e Kael têm seus problemas pessoais e isso os afeta, mas nenhum desconta essa carga um sobre o outro; eles tentam, na verdade, se ajudar. Acompanhar a evolução dos dois não nos deixa apreensivos com a possibilidade de uma agressão ocorrer, como na série anterior.

sexta-feira, 10 de maio de 2019

[Resenha] Perigosa Amizade - O Começo | Gisela Bacelar

Autora: Gisela Bacelar
Editora: Outro Planeta
Páginas: 240
Classificação: 3.5/5 estrelas
Título Original: Perigosa Amizade - O Começo

Roberta é uma adolescente intensa. Ela é decidida, prática e sabe o que quer. Pelo menos enquanto o coração não resolve entrar na jogada e embaralhar seus sentimentos. Melissa é uma figura. Loira, com os cabelos cacheados, é aquele tipo de menina que já chega logo dizendo: “Ei, você quer ser minha amiga?”. Quando as duas ainda eram crianças, Roberta respondeu que sim.

Denis, atacante do time de futebol, é cativante e extrovertido. Ainda é meio moleque, mas começou a chamar a atenção das meninas nos últimos anos. Com tantas mudanças, tem achado cada vez mais difícil sustentar a amizade que construiu na infância com Roberta e Melissa. Matheus tem dezoito anos. Assediado pelas meninas, já acabou o ensino médio e ainda não sabe o que quer fazer da vida. Vive no litoral com o pai que todo garoto desejaria ter: descolado, presente, fazendo todas as vontades do filho...

Mas Matheus não é “todo garoto”. Seu melhor amigo, Gabriel, é um cara legal. Sensível, curte tocar bateria. Seu sonho é tocar numa banda de verdade, em shows ao redor do mundo. Para o pai dele, no entanto, isso seria um pesadelo. Como – e quando – seus caminhos irão se cruzar? 

Em Perigosa amizade: o começo, a escritora e modelo Gisela Bacelar costura o destino desses garotos e garotas, formando uma rede de encontros e desencontros e trazendo à tona assuntos presentes na vida de qualquer adolescente, como o sexo e a perda da virgindade, a aceitação entre amigos e colegas, drogas e álcool e a difícil relação com os pais.

Resenha:

"Nós nos distanciamos de amigos, trocamos o certo pelo duvidoso, erramos crendo que estávamos certos."

Nunca fui muito de ler fanfics no Wattpad, mas lembro que já havia visto Perigosa Amizade e achado a capa bem bonita, além de achar a premissa interessante. Tempos depois, vi ótimas resenhas sobre Perigosa Amizade - O Começo, que funciona como uma prequel, narrando acontecimentos antes do primeiro livro e me despertou curiosidade. Por isso, fiquei muito feliz quando a autora, Gisela Bacelar, entrou em contato para me enviá-lo.

Diferente da sinopse, temos não só cinco personagens, mas quase dez que dividem a narração da história. Por isso, é normal sentir-se perdido inicialmente, mas isso muda com o passar da história. Gostei bastante de Roberta e Melissa, que foram minhas favoritas. Ambas têm problemas comuns da idade, principalmente Mel. Sempre ficava apreensivo em suas cenas com Noah e as possibilidades de algo pior ocorrer. Temos ainda Sara e Maria Eduarda que apesar de terem temas revelantes e necessários de serem tratados, não me conquistaram tanto e foram os momentos mais desinteressantes da história.

quarta-feira, 1 de maio de 2019

[Resenha] O Guia do Cavalheiro Para o Vício e a Virtude - Mackenzi Lee

Autora: Mackenzi Lee
Editora: Galera Record
Páginas: 434
Classificação: 3.5/5 estrelas
Título Original: The Gentleman's Guide To Vice and Virtue

Henry "Monty" Montague nasceu e cresceu para ser um cavalheiro, mas ele nunca foi do tipo que se pode ser domado. Os melhores internatos da Inglaterra e a constante desaprovação de seu pai não foram capazes de conter qualquer uma de suas paixões marotas - salas de jogo, noites passadas com uma garrafa de bebida alcoólica ou acordar nos braços de mulheres ou homens.

Mas quando Monty embarca em sua grande turnê pela Europa, sua busca por uma vida cheia de prazer e vícios corre o risco de chegar ao fim. Não só seu pai espera que ele assuma a propriedade da família em seu retorno, mas Monty também está nutrindo uma paixão impossível por seu melhor amigo e companheiro de viagem, Percy.

Ainda não está na natureza de Monty desistir. Até mesmo com sua irmã mais nova, Felicity, a reboque, ele promete fazer deste longo ano uma última escapada hedonista e flertar com Percy de Paris a Roma. Mas quando uma das decisões imprudentes de Monty transforma sua viagem no exterior em uma perseguição angustiante que atravessa toda a Europa, ela põe em questão tudo o que sabe, incluindo sua relação com o garoto que ele adora.

Resenha:

Le grand tour.

Desde que O Guia do Cavalheiro Para o Vício e a Virtude foi anunciado pela Galera Record, fiquei interessado para lê-lo, devido a temática. Um romance gay no século XVIII renderia ótimos momentos se a ideia fosse bem trabalhada. Infelizmente, isso não foi feito totalmente aqui.

Mackenzi tinha um plot ótimo em mãos e podia usá-lo durante todo o livro, mas acabou seguindo por outro caminho e transformando a história em uma aventura. Além de ter sido uma quebra de expectativas, a saga dos personagens em busca de um item valioso é desinteressante e confusa em alguns momentos.