Autora: Jennifer Brown
Editora: Gutenberg
Páginas: 272
Classificação: 4/5 estrelas
Título Original: Hate List
O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos.
Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas.
Resenha:
E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama?
Sempre ouvi comentários positivos sobre A Lista Negra, por isso minhas expectativas estavam altas e não via a hora de lê-lo.
Sobre o plot, Jennifer nos dá uma nova perspectiva em torno do tema, pois quase nenhuma história que aborde massacres mostra o retorno do "culpado" para o convívio social. E a autora não nos poupa, é uma história real e dolorosa - talvez na vida real seja até bem pior do que aqui -, e que nos conquista a cada capítulo. Os acontecimentos mostram cada vez mais o quão o bullying é algo que não deve ser praticado de forma alguma, e que as pessoas - principalmente adolescentes - deviam se conscientizar sobre isso.
Os personagens são extremamente bem construídos e humanos, principalmente os envolvidos no massacre. Todos são vítimas ou culpados, de certa maneira. É impossível não torcer e identificar-se com Valerie. Todo o sofrimento que ela passa - principalmente em casa - nos deixa sufocados, querendo poder ajudá-la de alguma forma. Mas, apesar disso, confesso que minha personagem favorita foi Jessica. É totalmente compreensível o bloqueio inicial de Val para com ela, mas desde o início sentir que ela realmente havia mudado. O laço que as duas desenvolve durante a história é a melhor parte, sem dúvidas. E o próprio Nick também toma nossos pensamentos, pois ele é tão vítima quanto todos, apesar de tudo.
Confesso que esperava me emocionar bem mais com o livro - como foi com Os 13 Porquês ou Antes Que Eu Vá - e que em alguns momentos sentia que algo estava faltando, mas isso não tira os méritos do que foi apresentado. É uma história que fala não só de recomeços, mas de perdão. A Lista Negra é o típico livro que deveria ser trabalho em escolas, para evitar que futuras Valeries, Jessicas e Nicks venham a sofrer ou fazerem alguém sofrer como esses personagens sofreram. Sem dúvidas, recomendado!
Oi Rafael!
ResponderExcluirEsse livro me fez ficar apaixonado pela escrita da Jennifer Brown.
Ela tem uma sinceridade na escrita,uma força que faz a gente pensar em muitas coisas do nosso cotidiano.Concordo,esse é o tipo de livro que deveria ser abordado nas escolas sim!
Abraços!
http://livreirocultural.blogspot.com.br/
Oi, Cláudio! Também adorei a escrita da Jennifer. Não vejo a hora de ler Amor Amargo ;)
ExcluirA Jennifer conquista fácil, é fato!
ResponderExcluirA sensação agoniante de querer ajudar a Val é bem comum com os leitores. O livro é incrível, na minha opinião, porque todos nós temos um pouco da personalidade e/ou dos pensamentos desse trio e todos os demais personagens da trama.
É quase impossível não se identificar com algum deles.
Beijos,
Maryanne Simplício
Blog Revelador
Sim, adorei a escrita dela! Não vejo a hora de ler Amor Amargo ;)
ExcluirCada resenha que eu leio desse livro fico mais impressionada com o livro e com mais vontade de ler. Parece incrível mesmo e você conseguiu passar bem isso com essa resenha. Já vou adicionar o livro na minha listinha do Skoob :P
ResponderExcluirhttps://ohamoramia.blogspot.com.br
Oi, Jessica. Ele é ótimo mesmo, espero que você goste também! E obrigado :)
ExcluirOi Rafael!
ResponderExcluirEu tb sempre vi comentários positivos sobre A Lista Negra mas não li até hoje! Acho o tema dele mt interessante e gosto de suspense, então acredito que uma hora darei uma chance à ele. Sua resenha fez com que eu me interessasse novamente. :)
Beijos!
Mais Uma Página
Oi, Michelly. Espero que você curta quando chegar a ler. E obrigado! :)
Excluir