quarta-feira, 18 de maio de 2016

[Resenha] A Coroa - Kiera Cass

Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Páginas: 310
Classificação: 3.5/5 estrelas
Título Original: The Crown

Em ''A Herdeira'', o universo de A Seleção entrou numa nova era. Vinte anos se passaram desde que America Singer e o príncipe Maxon se apaixonaram, e a filha do casal é a primeira princesa a passar por sua própria Seleção. Eadlyn não acreditava que encontraria um companheiro entre os trinta e cinco pretendentes do concurso, muito menos o amor verdadeiro. Mas às vezes o coração prega peças… e agora Eadlyn precisa fazer uma escolha muito mais difícil - e importante - do que esperava.

Resenha:

Quem vai ganhar o coração dela?

A Coroa era, sem dúvidas, um dos lançamentos mais esperados de 2016. E eu, óbvio, fazia parte desse grupo que esperava fervorosamente o dia 3 de maio. Porém, o que ninguém esperava era que o livro vazasse dias antes do lançamento e, com ele, vários spoilers, inclusive do selecionado escolhido por Eadlyn. Confesso que já saber praticamente o final da história me desmotivou um pouco a ler o livro, mas assim que o meu exemplar chegou, iniciei a leitura. Infelizmente, esse não foi meu único problema com o livro.

Logo que vi o livro estranhei a sua largura e seu total de páginas por se tratar do último da série e isso realmente afetou a história, pois Kiera poderia ter inserido mais cenas envolvendo os selecionados ou momentos de Eadlyn com Maxon, já que este passou por uma experiência igual há vinte anos atrás. O começo da história também foi um pouco cansativo, mas em determinado momento, a leitura fica ágil e é impossível largar o livro até o desfecho. A distopia, como em todos os outros livros, é pouco desenvolvida, mas se comparado aos três primeiros, A Herdeira e esse volume a trabalham mais.

Porém, em relação aos personagens, Kiera merece todos os elogios. Algo que eu percebi desde A Seleção é que a principal qualidade nas histórias de Kiera são os personagens, pois ela os cria e desenvolve perfeitamente bem. Eadlyn mostra um grande amadurecimento e os Selecionados mostram mais qualidades que nos fazem ficar divididos entre qual é o melhor para a personagem. E como já disse, o escolhido causou grande revolta para maioria dos fãs e apesar dele não ser meu preferido, as páginas finais do livro anterior deixaram óbvio que ele seria o "grande vencedor", então não foi uma total surpresa - mesmo com o spoiler que recebi.

E também temos a introdução de Marid, um novo personagem para bagunçar ainda mais as opções de escolha para Eadlyn. Outro ponto positivo foi o questionamento que Kiera levantou por meio da personagem foi a famosa dúvida: fazer o que nosso coração manda ou o que as pessoas à nossa volta esperam? E a resposta, é claro, foi a melhor possível. Além disso, Kiera reservou vários plots twist para o final do livro que nos deixam de queixo caído, como um segredo do passado do rei Clarkson, por exemplo. A trama de Hale também foi um bom plot para o livro e Kiera merece elogios por inseri-la na história, mesmo que de forma tão rápida.

Apesar de não ser o melhor livro da série e possuir alguns erros, A Coroa fechou a história com o famoso "felizes para sempre", o que todos os fãs esperavam; e vai deixar saudades. Mas a boa notícia é que Kiera Cass anunciou que pretende escrever um novo livro no aniversário de 10 anos da história, contando a trama de A Seleção pelo ponto de vista de Maxon ou um livro totalmente novo, mostrando o período entre A Escolha e A Herdeira. A má notícia? O 10º aniversário é somente em 2021! Agora só nos resta chorar de saudades. E obrigado, Kiera!

Veja as resenhas de todos os livros abaixo:

#4 - A Herdeira
#4,5 - Felizes Para Sempre
#5 - A Coroa

SPOILERS: Se você ainda não leu o livro e não quer spoilers, não leia essa parte. Como eu disse, Eikko não era meu preferido, gostava mais de Kile e Henri, mas desde A Herdeira sentia que algo não funcionava entre Eadlyn e Kile; e Henri, por motivos óbvios, não poderia ser o escolhido. E sobre Marid, desconfiei do personagem desde o início! Para diminuir um pouco a tristeza dos TeamKile, deixo abaixo esse vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário