Autoras: Cara Delevingne & Rowan Coleman
Editora: Intrínseca
Páginas: 304
Classificação: 3.5/5 estrelas
Título Original: Mirror, Mirror
Compre: Amazon Brasil
Naomi, Rose, Leo e Red são adolescentes enfrentando aquela fase em que se relacionar no colégio é tão difícil quanto encarar os próprios problemas. Red tem uma mãe alcoólatra e um pai ausente; o irmão de Leo está na prisão; Rose usa sexo e drogas para mascarar traumas antigos e Naomi se esconde atrás de peruca e maquiagem pesada.
Quatro adolescentes tão diferentes viram melhores amigos quando são obrigados a formar uma banda. O que era uma tarefa chata vira a famosa e popular Mirror, Mirror. Através da música, eles encontram um caminho para encarar o mundo de outra forma.
Mas tudo desmorona quando Naomi some misteriosamente e é encontrada, dias depois, entre a vida e a morte. O acidente desestrutura a banda e, consequentemente, a vida de todos. A sólida relação de amizade que eles achavam estar construindo tinha uma rachadura, e tudo o que restam são dúvidas e vazios. O que aconteceu com Naomi? Foi um acidente ou um ataque? Por que ela fugiria e deixaria a banda para trás? Por que esconderia segredos dos seus melhores amigos? Para desvendar o mistério por trás dessa história, Red e os amigos entram em uma investigação que vai desenterrar seus próprios segredos obscuros e fazê-los confrontar a diferença entre o que eles realmente são de verdade e a imagem que passam para o mundo.
Resenha:
O que você vê quando se olha no espelho?
Gosto bastante da personalidade de Cara Delevingne e de sua atuação em Cidades de Papel, então quando soube que ela publicaria um livro, fiquei curioso para lê-lo. Apesar de ser uma leitura rápida e boa, o livro não é totalmente perfeito.
O suspense em torno do que causou o sumiço de Naomi é uma montanha-russa. Prende no início, mas acaba se perdendo um pouco durante a narrativa, diante os conflitos rasos de alguns personagens. E quando o foco volta para ele, as explicações são interessantes, mas o desfecho e revelação do culpado é previsível e rápido, apesar de fazer sentido. Outra revelação que é feita durante o livro é muito melhor executada e ela, sim, causa choque; tornando-se um digno plot twist e ligando-se perfeitamente com a tagline "O que você vê quando se olha no espelho?", presente na capa.
Já os personagens, enquanto uns se destacam, outros são "rasos". Red, por ser o narrador, consegue ter mais destaque e a identificação com ele e Ash é imediata; os dois conseguem conduzir muito bem a investigação sobre Naomi, além de Red ter seus próprios e interessantes problemas pessoais. Nai, apesar de não estar "presente", consegue nos ganhar, principalmente pela torcida por sua recuperação e versão do que realmente ocorreu. Já Rose acaba tornando-se irritante e impossibilitando a torcida por ela depois de certa atitude que toma, mostrando-se infantil e mesquinha. E Leo, apesar de ser um bom personagem, possui o drama mais genérico, que já vimos em diversos livros ou séries do gênero.
A escrita das autoras é muito boa, o que nos faz passar rapidamente as páginas para saber como tudo vai se encaixar no fim; e é possível notar muito da personalidade de Cara em Red. E sobre a polêmica por conta do tamanho do nome dela na capa, achei bem desnecessária. É óbvio que a editora usaria seu nome - independente da história ser boa ou não -, afinal ele dá retorno. Mas fora isso, ela tem muito significado para a história. No geral, o livro teve alguns pontos negativos e não é uma história inovadora, mas não chega a ser um livro ruim - apesar de que eu esperava um pouco mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário