quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

[Resenha] Uma Casa No Fundo de Um Lago - Josh Malerman

Autor: Josh Malerman
Editora: Intrínseca
Páginas: 160
Classificação: 4/5 estrelas
Título Original: A House at the Bottom of a Lake

James e Amélia têm dezessete anos. Em comum, além da idade, têm o fato de estarem um a fim do outro e de serem tomados pelo nervosismo quando James chama Amélia para sair. Mas tudo parece perfeito para um primeiro encontro: um passeio de canoa pelos lagos, levando um cooler cheio de sanduíches e cervejas.

À medida que se aprofundam na exploração, os dois chegam a um lago escondido e encontram algo impressionante debaixo d'água. Um lugar perigosamente mágico: uma casa de dois andares com tudo que tem direito — móveis, um jardim, uma piscina e uma porta da frente, que está aberta.

Enquanto, fascinados, vasculham o imóvel e tentam passar uma boa impressão para o outro, cresce o medo. Será que um local misterioso como aquele esconde alguém — ou algo — vivo? Uma coisa é certa: depois de mergulhar nos mistérios da casa no fundo do lago, a vida deles jamais voltará a ser a mesma.

Resenha:

Só porque a casa está vazia, não significa que não tem ninguém dentro.

Josh Malerman me conquistou com Caixa de Pássaros e me fez querer ler todos os seus livros. Quando a Intrínseca anunciou o lançamento desse não foi diferente, mas com o surgimento de várias resenhas negativas, confesso que fiquei receoso. Uma Casa No Fundo de Um Lago logo se mostrou uma história 8 ou 80: ou você ama ou você odeia. E agora, após finalizá-lo, fico feliz em estar no primeiro grupo.

Apesar de ser curtíssimo, com apenas 160 páginas, a resenha de Uma Casa... não é algo fácil. Porque ele não é um livro comum. Sua história não é, de fato, o que está escrito; as palavras e acontecimentos em torno da casa são apenas uma metáfora para o primeiro amor. Não li resenhas antes de iniciar a leitura, mas essa informação acabou chegando até mim e lê-lo com esse conhecimento me fez absorver a real intenção do autor. E está tudo ali, nas entrelinhas, mostrando a genialidade do autor ao criar essa trama com outra intenção.


Entendo a frustração de quem foi esperando um suspense à altura de Caixa de Pássaros, já que foi um erro das editoras - tanto americana quanto brasileira - de classificá-lo como um suspense, algo que ele não é, mesmo que cause uma tensão e curiosidade sobre como aquela casa está ali no fundo do lago. Realmente seria interessante se o autor tivesse optado por um suspense convencional, mas sua verdade intenção também foi positiva para mim e foi uma ótima leitura. Não achei os personagens rasos, como vi algumas pessoas comentando, e para mim, eles cumpriram sua função.

O final tinha me decepcionado um pouco inicialmente, mas mudei minha opinião após pensar nele. Sei que é algo aberto, mas ainda assim acho que o destino de Amelia e James ainda estão implícitos naquela última folha, é só pensar um pouco sobre ela. Uma Casa No Fundo de Um Lago não é um livro para todo mundo, mas acho que todos deveriam dar pelo menos uma chance, desde que saibam a real intenção de Josh com essa trama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário