sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

[Resenha] A Desconstrução de Mara Dyer - Michelle Hodkin

Autora: Michelle Hodkin
Editora: Galera Record
Páginas: 378
Classificação: 4/5 estrelas
Título Original: The Unbecoming of Mara Dyer

Um grupo de amigos. Uma tábua Ouija. Um presságio de morte. Mara Dyer não estava interessada em mensagens do além. Mas para não estragar a diversão da melhor amiga justo em seu aniversário ela decide embarcar na brincadeira. Apenas para receber um recado de sangue.

Parecia uma simples piada de mau gosto... até que todos os presentes com exceção de Mara morrem no desabamento de um velho sanatório abandonado. O que o grupo estaria fazendo em um prédio condenado? A resposta parece estar perdida na mente perturbada de Mara. Mas depois de sobreviver à traumática experiência é natural que a menina se proteja com uma amnésia seletiva. Afinal, ela perdeu a melhor amiga, o namorado e a irmã do rapaz.

Para ajudá-la a superar o trauma a família decide mudar para uma nova cidade, um novo começo. Todos estão empenhados em esquecer. E Mara só quer lembrar. Ainda mais com as alucinações - ou seriam premonições? - Os corpois e o véu entre realidade, pesadelo e sanidade se esgarçando dia a dia. Ela precisa entender o que houve para ter uma chance de impedir a loucura de tomá-la....

Resenha:

Mara Dyer não sabe se é louca ou apenas assombrada. Tudo o que sabe é que tudo à sua volta morre. Basta ela querer.

A trilogia Mara Dyer sempre foi uma história que quis ler, desde o hype que o booktube tinha por ela, em 2013. Mas como os livros são extremamente caros, adiei esse momento até o dia que encontrei A Desconstrução de Mara Dyer com um preço incrível. E foi impossível não pegá-lo na mesma hora!

A história é realmente muito envolvente e imersiva. Apesar de em pequenos momentos ela parecer cansativa e lenta, você não consegue largar o livro até descobrir respostas - em diversos momentos, é possível lembrar de filmes de suspense e é uma sensação boa. Por mais que fique claro que uma das possibilidades do que está acontecendo é inviável, você ainda não se sente totalmente certo disso. É uma sensação angustiante, por isso é muito fácil se pôr no lugar de Mara, já que ela está passando pelo mesmo.

Esse fator - da própria não saber de nada de seu passado -, inclusive, nos cria uma relação complexa com ela. É uma personagem que nos faz querer descobrir o porquê tais situações estão ocorrendo, mas ao mesmo tempo não é uma narradora confiável - e algumas de suas atitudes são um pouco irritantes, mas nada que tire a graça dela ou da história; é algo compreensível. Noah também é um protagonista interessante e com camadas a serem exploradas, além do envolvimento dos dois ser algo positivo para a história. Uma pena que os demais personagens sejam mesquinhos ou dispensáveis - exceto os irmãos de Mara e Jamie, um amigo.

A escrita de Michelle Hodkin é ótima e nos envolve, como já mencionado, e, unida ao cliffhanger final nos deixa loucos pela continuação. Acredito que se o livro tivesse algumas poucas páginas a menos, a sensação cansativa não teria surgido, mas realmente não tira a graça da história. Acredito que valha a pena dar uma chance à A Desconstrução de Mara Dyer. Com certeza, quero ler os próximos e ver como Mara irá lidar com o que ocorreu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário