segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

[Resenha] Deixe a Neve Cair - Maureen Johnson, John Green e Lauren Myracle

Autores: Maureen Johnson, John Green e Lauren Myracle
Editora: Rocco
Páginas: 336
Classificação: 4/5 estrelas
Título Original: Let it Snow

Na noite de natal, uma inesperada tempestade de neve transforma uma pequena cidade num inusitado refúgio romântico, do tipo que se vê apenas em filmes. Bem, mais ou menos. 

Porque ficar presa à noite dentro de um trem retido pela nevasca no meio do nada, apostar corrida com os amigos no frio congelante até a lanchonete mais próxima ou lidar sozinha com a tristeza da perda do namorado ideal não seriam momentos considerados românticos para quem espera encontrar o verdadeiro amor.

Resenha:

"Porque tudo que eu quero no Natal é que consertemos isso." - Liam Payne, All I Want for Christmas.

Apesar de adorar a escrita do John Green e Deixe a Neve Cair ter sido lançado há alguns anos, por algum motivo, não o tinha lido ainda. Porém, com o lançamento da adaptação pela Netflix, fiquei com mais curiosidade e o peguei antes de ver o filme.

Os contos são muito divertidos e conseguem nos fazer emergir no clima natalino. A descrição dos lugares e costumes é muito bem feita pelos autores e é interessante lê-los na ordem de publicação - Maureen, John e Lauren -, pois os contos se ligam em alguns momentos e nessa sequência, você já consegue uma base de cada plot.

O meu favorito foi o de Maureen, O Expresso Jubileu. Os personagens, principalmente a protagonista, são bem cativantes e foi o que mais me envolveu dos três. A mensagem do conto e o romance são muito bem desenvolvidos; por isso foi uma pena esse conto ter sido o mais alterado no filme - foram muitas mudanças desnecessárias.

O de John Green - O Milagre da Torcida de Natal - foi o meu segundo favorito, apesar da condução ter sido bem clichê. Ainda assim, dei algumas risadas com o trio de amigos e a missão que eles pegaram na história. Apesar de também haver mudanças na adaptação, esse foi o conto que o roteiro manteve-se mais fiel.

Por fim, O Santo Padroeiro dos Porcos, de Lauren Myracle teve um começo chato, mas recuperou-se da metade em diante, após a intenção da história se revelar. Foi ótimo acompanhar o crescimento pessoal da protagonista, além de ser a história que conecta todos os personagens - e foi ótimo ver todos interagindo ao mesmo tempo. No filme, esse conto foi intermediário: houve uma brusca mudança, mas de um modo geral, acabou funcionando.

Deixe a Neve Cair é um ótimo livro para essa época de fim de ano, com contos muito bem trabalhados e envolventes. Como já disse, infelizmente houveram muitas mudanças que deixaram o filme um pouco distante do livro e apenas regular, mas ainda assim acredito que é válido assisti-lo após a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário