sexta-feira, 29 de novembro de 2019

[Resenha] Archie - Volume 1 | Mark Waid & Fiona Staples

Autores: Mark Waid, Fiona Staples, Annie Wu & Veronica Fish
Editora: Geektopia
Páginas: 160
Classificação: 4/5
Título Original: Archie #1

O adolescente favorito da América, Archie Andrews, renasce nas páginas desta graphic novel imperdível que reúne as primeiras seis edições dos quadrinhos de que todo mundo está falando, um universo repleto de nostalgia que inspirou a série de TV de sucesso.

Além do jovem e desastrado Archie, conheça também seu melhor amigo, o excêntrico Jughead; sua vizinha, Betty (s2); e a esnobe e sedutora Veronica Lodge. Está tudo aqui: o triângulo amoroso, as amizades, o humor, o charme e muita diversão – com uma cara decididamente moderna.

Trazido a você por um mestre das histórias em quadrinhos, o escritor Mark Waid, e por um time incrível de artistas, como Fiona Staples, Annie Wu e Veronica Fish, este volume de Archie apresenta aos leitores uma nova visão de um personagem que fez história no mundo dos quadrinhos. Um livro para todos os jovens – seja em idade, seja em espírito.

Resenha:

Bem-vindo a Riverdale.

Diferente do Brasil, onde só tornaram-se conhecidas após a estreia da série de TV Riverdale, as HQs do universo Archie são bem famosas nos EUA. Elas já possuem diversas versões, universos alternativos e afins. Uma das novas reimaginações são essa nova série, com os personagens repaginados com um visual mais similar ao atual.

Essa versão também é bastante ligada ao seriado, pelos personagens parecerem fisicamente com os de lá, mas a similaridade acaba por aí. Enquanto Riverdale segue um caminho mais obscuro, o foco dessa graphic novel é a comédia. Os tons são claros e divertidos, assim como os dramas bem "lights". Esse primeiro volume é um compilado com as cinco primeiras edições - cada uma possui cerca de 20 páginas e são lançadas sozinhas lá fora, e posteriormente nesse compilado - e é uma leitura que nos diverte e relaxa, sem "grandes ensinamentos".

Os personagens são bem cativantes, mas também possuem divergências da série de TV. Por mais que algumas referências sejam iguais - o triângulo entre Veronica, Archie e Betty e o apelido "Archiekins" da primeira para ele -, os casais e as motivações de personagens são diferentes; por isso é bom ler separando os universos.

Apesar do preço ser um pouco salgadinho para uma HQ "simples", quero continuar os próximos volumes e espero que a Geektopia lance mais séries do universo Archie, como Vampironica, que são bem divertidas - felizmente a editora parece ter firmado os HQs aqui, já que Archie Afterlife e O Mundo Sombrio de Sabrina já tiveram seus volumes iniciais lançados. Essa edição de Archie, inclusive, ficou linda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário