sábado, 28 de janeiro de 2017

[Resenha] Feérica - Carolina Munhóz

Autora: Carolina Munhóz
Editora: Leya
Páginas: 352
Classificação: 4/5 estrelas
Título Original: Feérica

Violet Lashian tem apenas um objetivo: ser famosa em seu mundo. Mas quem nunca se seduziu por esse pensamento? Ignorada pelas fadas de uma sociedade que preza a padronização, a jovem de cabelos roxos decide abandonar seu sofrimento em busca de um lugar entre as estrelas de Hollywood. 

Bastidores de reality shows. Festas badaladas. Encontros amorosos com jovens milionários. Entrevistas em rede mundial. Fama instantânea, dinheiro e poder. De repente, a feérica se vê cercada pela realidade com que sempre sonhou. Mas será que Violet é capaz de manter a pureza de sua raça mágica em um mundo corrompido pelo deslumbre material? E quais seriam as reais consequências de sua revelação para a existência oculta de seu povo? 

Resenha:

E se uma fada se revelasse em um reality show?

Comprei Feérica há muito tempo, em outubro de 2014, mas nunca o havia pegado para ler. Então estava mais do que na hora. Meu único medo é que por serem com o mesmo tipo de ser mágico - fadas -, o livro trouxesse os mesmos erros de O Inverno das Fadas, livro anterior da Carol. Mas felizmente Feérica consegue ser superior em todos os sentidos!

Os personagens estão muito mais bem desenvolvidos e cativantes. Enquanto em O Inverno... nos identificávamos apenas com a protagonista, aqui conseguimos torcer por vários outros além de Violet. A fada tem as mesmas inseguranças que os humanos por conta de sua aparência mas mesmo que sofra com isso, Violet carrega uma grande dose de sarcasmo e defende-se de seus agressores, então só por isso já ganha pontos. Bree, a grande vilã, não possui nenhum traço que nos faça gostar dela, como muitos vilões atuais. Nós apenas a odiamos e pronto! Sabrina também me irritou em inúmeros momentos, por ser extremamente superficial. Já entre os personagens masculinos, a autora consegue nos enganar pois apresenta algumas possibilidades de par romântico antes de conhecermos quem realmente vai conquistar Violet. Apesar de não poder falar muito de cada um por ser spoiler, todos têm a acrescentar para que a fada tome decisões. Seu Antônio também foi ótimo e é impossível não ficar feliz com o laço de amizade que ele e a protagonista criam.

A história também é bem escrita e Carol faz uma ótima crítica à sociedade, sempre preocupada em status e julgar as pessoas pela aparência. A autora mostra que isso não exclusividade do nosso mundo e em Ablach, esses problemas também são recorrentes. Violet sofre o mesmo que já vimos com muitos famosos: seduzidos por estarem em alta, eles acham que podem tudo e acabam pagando um preço alto por isso. Também é engraçado ver as observações que a fada faz sobre nosso mundo - como sentir vários odores ao mesmo tempo ao andar na rua -, que são coisas que talvez nós nunca tenhamos pensado por considerá-las sem importância. E para fechar, o já citado mundo é bem detalhado - por mais que alguns termos nos confundam no início, por não estarmos familiarizados - e nos deixa com vontade de visitá-lo.

As únicas coisas que me incomodaram foram a confusão inicial que os termos causam, Sabrina (sério, a personagem consegue irritar mais do que Bree) e a conversa final entre Violet e Morgana, que achei um tanto quanto corrida. Mas isso não tira o mérito da história, que é envolvente e bem trabalhada. Conseguimos entrar no mundo louco de Hollywood que Carol propôs e as páginas voam sem percebermos. Mais que recomendado!

2 comentários:

  1. Sou apaixonada pelos livros da Carolina Munhóz! Ainda não li Feérica e O Inverno Das Fadas, mas estão na minha lista! Carolina Munhóz é um exemplo (para mim) de como a literatura brasileira tem grandes escritores!

    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a literatura brasileira precisa ser muito valorizada!! Eu também adoro a Carol e gostei muito da duologia O Reino e Feérica. O Inverno achei chatinho, hahaha.

      Excluir