quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

[Resenha] Especiais - Scott Westerfeld

Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Páginas: 352
Classificação: 3.5/5 estrelas
Título Original: Specials

Tally agora é uma Especial. Mais do que isso, é uma Cortadora. Agora ela tem uma beleza cruel e um corpo cem por cento letal. 

Com seus sentidos aguçados e mente sagaz, nada pode impedi-la de cumprir sua missão, principalmente se envolve acabar com a Nova Fumaça. Ou melhor, quase nada. 

O reencontro com lembranças da sua antiga vida traz à tona sentimentos fortes, que balançam as certezas de sua mente especial. Agora resta a Tally decidir quem vai ganhar essa disputa: seus instintos treinados de Especial ou sua verdadeira consciência.

Resenha:

Assustadoramente bela. Perigosamente forte.

Feios é, com certeza, a série mais mais controversa que eu acompanho. Por mais que os livros nunca consigam suprir minhas expectativas, por algum motivo eu não consigo largá-la, sempre esperando que melhore no próximo. Isso aconteceu enquanto eu lia Perfeitos e se repetiu agora, com Especiais. O que me motiva a continuar é obviamente a crítica que a série passa à sociedade, que é uma das melhores que eu vi até hoje, mas infelizmente isso não é suficiente para segurar a trama.

Apesar de não ser tão lento como Feios, Especiais mantém o mesmo problema dos livros anteriores, que já parecem ter virado uma marca registrada de Scott. A primeira é a repetição incansável de uma determinada palavra. "Sagaz" só não apareceu tanto quanto "Borbulhante" em Perfeitos, mas pode ter certeza que ela estará em inúmeras páginas. Além disso, o autor também costuma dividir os livros em três partes, e a segunda sempre consegue ser chatissíma, onde acompanhamos Tally na floresta por algum motivo. Nesse terceiro volume consegue ser ainda pior porque ela nem sequer faz isso por si mesma (!). A narrativa extremamente rápida de Scott em momentos de ação também deixa a leitura um pouco confusa. Em contra-partida, seu detalhismo em torno das mudanças fisicas e psicológicas dos personagens após as cirurgias continua bem feito.


E felizmente, eles mostram alguma evolução. Tally, mesmo que com sua personalidade irritante, consegue ter atitudes inteligentes - mesmo cometendo algumas burrices durante o livro -, principalmente nos momentos finais, rendendo um bom plot twist; e os momentos onde as características de especiais são mais fortes que ela também são positivas. Zane, mesmo aparecendo pouco em comparação ao anterior, continua um bom personagem e que nos faz torcer por ele. Shay também conseguiu me ganhar novamente, depois de ter sido uma péssima personagem em Perfeitos. Mas a grande surpresa para mim foi David. Todos sabem que eu nunca gostei muito dele, mas aqui finalmente ele conseguiu ganhar minha empatia, por lutar de igual para igual com as Circunstâncias Especiais. Mas é óbvio que as coisas não terminariam totalmente bem e Scott se livra de certo personagem dentre esses principais de uma forma cruel e fria, que nos deixa em choque.

A conclusão da entorno da rebelião promovida pelos Enfumaçados - e, consequentemente, o final da história - me agradou e isso, somado ao amadurecimento dos personagens e à crítica que a história passa, foi o que me fez não dar uma nota menor ao volume. Mas no geral, a série terminou bem abaixo da expectativa que eu tinha antes de começá-la. Há ainda um quarto livro, Extras (que eu lerei, por já tê-lo, mas sem expectativas), mas este é um spin-off que segue novos personagens, então a trilogia principal se encerra nesse. Ainda assim, se você gosta de distopias, a série pode funcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário