terça-feira, 25 de janeiro de 2022

[Resenha] História É Tudo Que Me Deixou - Adam Silvera

Autor:
Adam Silvera
Editora: Hoo
Páginas: 336
Classificação: 4.5/5 estrelas
Título Original: History is All You Left Me

Quando o primeiro amor e ex-namorado de Griffin, Theo, morre afogado em um acidente, seu universo implode. Embora Theo tivesse se mudado para a Califórnia a fim de cursar a faculdade e começado a namorar Jackson, Griffin nunca duvidou de que Theo voltaria para ele quando chegasse a hora certa. Entretanto, o futuro que ele tanto desejava está despedaçado.

Para piorar a situação, a única pessoa que realmente entende sua tristeza é Jackson. Todavia, não importa o quanto eles conversem e se entendam, a espiral depressiva de Griffin continua. Ele está se perdendo em suas compulsões obsessivas e escolhas destrutivas, e seus segredos o estão consumindo.

Se Griffin pretende reconstruir sua vida, ele precisará visitar e confrontar o que viveu com Theo, história por história.

Resenha:

“O tempo não cura todas as feridas, nós dois sabemos. A ferida nunca fecha e a dor permanece, sempre aguda, sempre ardente, sempre sufocando, sempre sangrando.”

Após Os Dois Morrem no Final, fiquei muito curioso por outras histórias de Adam Silvera, e com o relançamento de História É Tudo Que Me Deixou pela Hoo Editora em uma nova edição, decidi que ele seria o próximo.

Adam fez uma coisa que acho bem interessante: personagens complexos e humanos. Ele erram - muito - durante o livro, o que faz você ficar com raiva mesmo que, no fundo, goste deles. Isso aconteceu diversas vezes com Griffin e Theo - Theo principalmente -, mas fiquei me perguntando se no lugar deles eu não faria as mesmas coisas, porque entendia e me identificava com ambos os lados.

Jackson também foi uma figura importante na história, assim como a alternância entre passado e presente, que nos faz querer juntar as peças e entender o que houve. A única coisa que me incomodou foi um acontecimento perto do fim, que achei totalmente gratuito e até fez a história parecer estar se estendendo mais do que o necessário, mesmo que esse seja um livro curto.

Apesar disso, História É Tudo Que Me Deixou não deixou de ser uma ótima leitura. Adoro a escrita de Adam Silvera, principalmente porque ele tem um traço melancólico que eu amo. Recomendo muito para quem gostou de Os Dois Morrem no Final ou gosta de "histórias tristes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário